sexta-feira, 9 de julho de 2010

Serviço Nacional de Saúde


Como muitos portugueses, o (serviço nacional de saúde) SNS é o único sistema que tenho.
Tenho um cartão de utente passado na Madeira que teoricamente pode ser apresentado em qualquer instituição de saúde nacional.
Na prática... o sistema funciona mal, já me deu imensas dores de cabeça ao longo da vida, principalmente nos últimos meses.
De quem é a culpa? Eu não consigo culpar nem médicos nem enfermeiros (exceptuando alguns casos muito particulares)...
Se as coisas funcionarem bem, quando este post deste blog estiver a ser publicado online eu estarei num hospital público a fazer testes associados a um problema crónico que tenho há vários anos.
No entanto, tenho outro problema, que várias opiniões (incluindo de médicos de hospitais públicos) insistem que não está relacionado com o meu problema.
Para terem uma ideia do tipo do outro problema, vou apenas dizer-vos que estou a fazer um esforço tremendo para conseguir pressionar as teclas deste computador, e que levei horas a escrever estas poucas linhas.
E vou acrescentar ainda que num hospital público, para este problema, me deram cor azul na triagem (ou seja toda a gente que aparecer tem um problema pior do que o meu).
Não quero passar à frente de um AVC ou de um ataque cardíaco. Mas raios!
SÃO AS MINHAS MÃOS!
Esperei cinco horas e NÃO FUI ATENDIDO porque TINHA COR AZUL. Após todo esse tempo, dirigi-me à secretaria e expus a situação.
Disseram-me "Madeira é Portugal, pode ir a qualquer outro sítio".

Apeteceu-me responder-lhe com a minha experiência dos últimos meses.
Mas não valia a pena... que culpa têm eles de apenas estar a fazer o seu trabalho?
Sabem, até já se recusaram a dar-me uma injecção que tenho de levar regularmente num centro de saúde, mesmo apresentando toda a documentação e levando eu o material.
Infelizmente é daquelas que não dá para ser eu a dar-me.

O "Sistema Nacional de Saúde" está bem e recomenda-se... só a quem não puder fugir.

Entretanto já tenho meses de trabalho atrasado...

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990