terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Pirataria informática: uma filha bastarda do capitalismo


Hoje em dia com uma pesquisa em qualquer motor de busca conseguimos encontrar e fazer o download de tudo: desde livros, músicas e vídeos à ultima versão de um qualquer software proprietário.
O grande problema chama-se "direitos de autor". Se existem coisas completamente gratuitas como as que eu disponibilizo no meu site ou na minha skydrive, outras estão a ser distribuídas sem o consentimento expresso do seu autor.
Se alguns desses autores precisam dos direitos de autor para viver, outros nem por isso.
Vou pegar apenas no casos das séries televisivas.
Semanalmente são descarregadas centenas de séries de TV recorrendo a várias formas de download. À custa disso algumas séries perdem audiências oficiais e são canceladas. Será que séries como Star Trek: Enterprise, Caprica ou Stargate Universe teriam sido canceladas se ás audiências oficiais se adicionassem os downloads semanais?
As pessoas "sacam" episódios porque querem estar actualizadas, porque as séries não passam nos canais de TV a que têm acesso ou simplesmente passam a horas em que não podem ver, e não têm como as gravar.
As 3 séries que especifiquei nunca passaram nos 6 canais livres que temos em Portugal [RTP-Madeira,RTP-Açores,RTP-1,RTP-2, SIC,TVI]
Por outro lado, há séries que nunca foram afectadas pela pirataria. e até são vendidas em packs de DVD's.
Mas ...quem é que vai comprar um pack de dvd's quando pode sacar a série e meter tudo numa pen, ou num disco rígido que ocupa menos espaço? Quem é que está disposto a pagar bem caro por uma coisa que encontra de forma gratuita na internet?
O mesmo problema se passa com os filmes. Já viram quanto custa o DVD ou o Bluray de um filme? Que ainda por cima dali a 2/3 anos (ou menos) será passado na TV e que nessa altura pode ser gravado [por quem tiver como o fazer] ?
Regra geral as séries que se encontram disponíveis para download, são gravadas por alguém que apenas gravou o episódio quando passou e decidiu partilhar. Mas depois de saírem para DVD, há sempre alguém que copia do DVD, com isso violando explicitamente os direitos de autor e sem poder sequer alegar desconhecimento de causa.

Eu sou a favor dos downloads gratuitos porque é impossível a uma pessoa pagar tudo. Mas também defendo que as pessoas devem ser pagas pelo que produzem...
3 anos de prisão para uma pessoa que distribui sem tirar ou gerar lucro parece-me um castigo desumano. Os tempos mudaram. A tecnologia mudou. Se calhar o capitalismo é algo que tem de ser totalmente repensado, visto que só nos trouxe pobres, ricos, burlões, vigaristas, e crises. Precisamos de um novo sistema.
A pirataria está a lesar muita gente... mas sem ela alguma dessa gente nunca estaria em condições de ser lesada. A pirataria existe porque existe desigualdade social. Será justo condenar um pirata que apenas quer partilhar algo com alguém, sem lucrar com isso? Ou porque um autor que não tem dificuldades financeiras precisa de mais um luxo? Será que os prejuízos causados por ela estão a mandar pessoal para o desemprego?

Sim, a pirataria é um mal. Mas neste momento o grande culpado pela existência de pirataria chama-se capitalismo...

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990