quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Se cada português consumir 100€ de produtos nacionais...

Li há pouco no facebook:
"Afirmam alguns economistas que,se cada português consumir 100€ de produtos nacionais (em vez de importados),a economia cresce acima de todas as estimativas e ainda cria 1 posto de trabalho em Portugal!
Ponham a mensagem a circular,nem que seja a 1 só pessoa, desde que circule. Quando for ao supermercado,dê preferência aos produtos de fabrico Português.
OS PRODUTOS PORTUGUESES COMEÇAM POR "560" NO CÓDIGO DE BARRAS."

A primeira pergunta óbvia é 100€ por que unidade de tempo?


Parece-me que desde que chegou a crise, só quem não é afectado por ela não olha primeiro para os preços.
Sinceramente, se tens um orçamento limitado, vais tentar maximizar o que podes comprar com ele, e estás-te nas tintas para a origem.
Há é que investigar porque é que a aberração preços nacionais mais altos existe e arranjar forma de inverter a situação, caso contrário esse apelo não passa de uma boa intenção, ou de apenas mais uma "mensagem em cadeia" (que normalmente morre em mim).

Eu já estou farto de mandar boas intenções para o inferno...
(Por algum motivo, "de boas intenções está o inferno cheio")
Cheguei a um ponto em que prefiro medidas realistas e que não venham de economistas que têm uma excelente visão teórica mas pouco realismo e pouca visão prática.

Mas, não tenho problemas em passar a mensagem, agora, como português e como matemático não acredito nem nela, nem na sua aplicabilidade.

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990