quinta-feira, 5 de maio de 2011

Contactos, clones e ideias

Passei grande parte dos últimos 5 anos da minha vida sozinho.
É verdade que tencionava só passar 2 anos nesta "vida". Isto não é vida, mas tem de ter um nome, e a melhor aproximação ainda é "vida".
Muitas vezes é confortável esta "solidão". Não há conflitos, não há chatices...
Mas a troca de ideias com pessoas principalmente da área em que eu trabalho é algo de que eu muitas vezes sinto falta.
Ter 4 cadeiras em regime tutorial num semestre é tremendamente cansativo, para qualquer ser humano normal ( É quase um Kobayashi Maru )
Quanto mais para alguém com problemas de saúde.
O regime tutorial só costuma funcionar quando há muito poucos alunos.
Nem dava para discutir assuntos por telefone ou chat a não ser com os professores...
Duas cadeiras em regime tutorial e 3 em regime "normal" parece-me o ideal...
Faz-me alguma impressão só estar rodeado de gente bem mais nova, ou ver amigos e antigos colegas com a minha idade casados, já com 2/3 filhos.
Fico feliz por eles. Não foi esse o caminho que a minha "vida" levou.
Ainda tive azares que me obrigaram a tomar decisões que noutras circunstâncias ninguém tomaria. E ainda há quem me pergunte se eu estou "bom da cabeça".
Se calhar não. Mas recordo que de facto não conheço absolutamente ninguém que trabalhe em Matemática que seja completamente "normal".
Provavelmente este é o preço que tenho de pagar se quero ser um matemático sério.
E se o preço é esse... pagá-lo-ei.
Há um ano e alguns meses atrás, lembrei-me de uma brincadeira que fiz há uns anos.. uma foto montagem, em que eu e outros 2 eus estávamos a a trabalhar.
Repeti a brincadeira... juntei texto, e...
Durante alguns meses, uma sequência de 6 ou 7 fotos acompanhadas de textos onde eu e os meus duplicados, a que chamei indevidamente "clones", - mas que provavelmente tornou a piada mais acessível a muita gente- discutíamos todo o tipo de disparates, foi parar ao meu facebook.

O facebook, o msn, o gtalk, o skype, o telemovel e todos esses meios electrónicos não substituem o contacto real com as pessoas.
Os meus "clones" não são reais... (mas divertem-me).
Por vezes, quando estou cansado e incapaz de trabalhar, escolho aleatoriamente pessoas no meu email/sms e mando-lhes uma mensagem.
" Olá.. como vai a vida..."
Se obtiver resposta... óptimo. Vamos lá trocar emails. :)
Se não obtiver... simples, vamos lá escolher outra pessoa.
Por vezes, é o suficiente para ganhar energia e motivação para trabalhar... e às vezes de uma conversa que não tem nada de especial, surge uma ideia.
E as ideias são a melhor matéria prima com que se faz Matemática.
Depois de ter voltado a estar internado... cortei a internet no telemóvel.
Passo menos tempo ligado à net (incrível não é?)
E passo mais tempo a ler...
As pessoas andam ocupadas... eu também.
E a "vida" continua.

PS: neste conjunto totalmente desconexo de ideias deve haver uma que preste

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990