quinta-feira, 26 de maio de 2011

Star Trek Enterprise

Enterprise foi a última série de Star Trek produzida para TV. Passava-se no século XXII e era uma prequela à série Star Trek original, e a todos os seus "spin-offs" (Star Trek - The next generation, Star Trek - Deep Space Nine, Star Trek - Voyager, e ainda, os 10 primeiros filmes Star Trek)
Mas os problemas de fazer uma prequela para um produto com tantas histórias, começaram logo no primeiro episódio.
A humanidade lançou para o espaço a NX-01 Enterprise... Nave que não aparecia no primeiro filme Star Trek, onde o Almirante James T. Kirk mostra "todas as anteriores naves Enterprise".
Num episódio de Star Trek (a série original) diz-se que o primeiro contacto com o Klingons foi um desastre... Bem, de facto, o primeiro Klingon que aparece em Enterprise supostamente foi o primeiro visto pelos humanos.. leva um tiro.
A Enterprise tinha um aspecto mais sofisticado e avançado que a USS Enterprise NCC 1701 da série dos anos 60, que se passava no século XXIII.
Apareceram Ferengis e Borgs com quem supostamente a humanidade só teria o primeiro contacto no século XXIV (em episódios de Star Trek, The next generation), e as broncas sucederam-se, até ao princípio da 4ª época.
Os escritores meteram uma "Temporal Cold War" como história de background e que bem aproveitada poderia, vá, lá por exemplo, colocar explícitamente Enterprise numa realidade paralela.
Mas isso não aconteceu...
Num episódio, algures na primeira época alguém do futuro impediu a explosão da Enterprise. Isto seria suficiente para os escritores conseguirem dar a volta à história e mandar-nos para a tal realidade paralela...(nop.. não o fizeram)
Até ao fim da 2ª época as audiencias foram descendo.
Os produtores decidiram voltar a colocar "Star Trek" no nome da série, passando a chamar-se "Star Trek Enterprise".
Não foi a mudança de nome, nem alterações de enrredo que melhoraram significativamente as audiencias.
No princípio da 4ª época a série melhorou imenso: corrigiram-se aspectos das épocas anteriores e colocram-se mais de acordo com o que se passava nas séries dos dois séculos seguintes. Mas as alterações vieram tarde e a série foi cancelada (infelizmente).
O último episódio... passou-se num holodeck, no século XXIV com personagens de Star Trek The Next generation... esquecendo que os actores envelheceram durante os anos desde o fim da série, o último episódio de Star Trek Enterprise foi colocado dentro de um episódio da última época de Star Trek The Next Generation... com um Will Riker envelhecido relativamente ao Will Riker que tínhamos visto nesse episódio, em Star Trek TNG.
Mau final de série, para uma série que podia ser épica.
Se esquecermos que a série devia ser uma prequela de Star Trek, a série foi muito boa. Mas.. haviam décadas de Star Trek a respeitar...Os produtores cometeram o grave erro de esquecer que a audiencia era a mesma.

Quando JJ Abrams pegou em Star Trek para produzir o filme de 2009, com uma viagem no tempo modificou completamente o universo Trek, e deixou bem claro num diálogo entre os oficiais na "bridge" da Enterprise, que estavam numa realidade alternativa a todo o universo trek conhecido. Assim os escritores ficaram com liberdade para inventar o que lhes apetecer e sem as restrições de décadas de história de Star Trek a respeitar.
Esta teria sido a melhor abordagem para Star Trek Enterprise.

As personagens não eram más... as histórias também não... Só a contínuidade é que foi violada.




Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990