segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Facebook: Comportamentos e atitudes

Desde que criei a minha conta no facebook, já vi de tudo.

Por norma só aceito "pedidos de amizade" de pessoas que conheço pessoalmente, mas esse critério é muito discutível, mas provavelmente o mais seguro, por razões óbvias.
Há aqueles que aceitam toda a gente, principalmente para terem parceiros nos vários jogos do facebook, e aqueles que têm várias contas onde têm critérios de selecção distintos em cada conta...

Depois há aqueles que publicam todo o tipo de conteúdos no facebook, sem ter cuidado em filtrar as pessoas para quem os conteúdos deviam estar disponíveis. Ou seja, podemos chegar a ver detalhes que deviam ser pessoais e que se calhar não deviam ser-nos mostrados.

Por outro lado o facebook de vez em quando sofre alterações e as próprias definições de privacidade são postas em cheque.

Fora todos os problemas ligados a este analfabetismo infelizmente comum nas redes sociais. convém não esquecer que há pessoas que são simplesmente parvas, sejam elas nossos amigos ou perfeitos desconhecidos, como podemos ver em centenas de sítios na Internet. Uma pequena busca pelo google mostra-nos, por exemplo:

5 Facebook behaviors that ruin your image online and how to avoid them
Facebook Behavior Makes You Look Insane and Creepy in the Real World
Facebook Behavior May Negatively Impact College Application

Outros dão dicas de como se comportar.

Enfim. O ideal é usar o bom senso.
Por exemplo, se quiser namorar ou ter conversas privadas não seja estúpido ao ponto de o fazer publicamente no seu mural do facebook.
A partir do momento em que cometa essa perigosa gafe, não vá chatear os seus amigos que lhe façam comentários do tipo "Façam isso noutro lado", ou qualquer outro tipo de comentário que ache menos próprio.

E depois deste texto, pergunto-me se o Nuno Crato faz ideia do erro que comete ao extinguir a disciplina de TIC ao 9º ano em Portugal. Informática não é só saber utilizar as aplicações de um computador.
As pessoas também precisam de aprender a ter civismo informático.
[por agora não vamos comparar o civismo fora do computador com o civismo "dentro do computador" ok?]

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990