segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Um ano para esquecer...

Se mudando de ano a vida mudasse... Eu gostaria que 2011 chegasse ao fim bem depressa.
No entanto, não há nada que suporte cientificamente a crença popular "ano novo, vida nova"...
Aliás, os últimos 10 anos da minha vida devem servir como contra-exemplo para essa crença.
Mas 2011 foi particularmente mau.
Mortes de familiares, internamentos graças a sérios problemas de saúde, e o "fim" da minha carreira académica.
Como consolo disse-me o meu antigo professor, colega e amigo professor Dinis Pestana :
"Espero que continues de algum modo, uma vez que não é necessário ter nenhum grau para se ser um Ramanujan."
Deixei "fim" entre aspas, pela simples razão que, como qualquer mortal, não sei o que me espera o futuro.
A verdade é que...
Estou farto de ser limitado pela arrogância, e ideias pré-concebidas de pessoas que por trabalhar em ciência deviam saber que "certeza" é uma coisa que não devia existir.
Estou farto de ter de contar os tostões para viver.
Estou farto de ver políticos a mentir, roubar, e anunciar austeridades impunemente.
Estou farto de uma comunicação social parcial que nos atira constantemente areia para os olhos em vez de falar de assuntos realmente importantes.
Estou farto de pessoas que fazem questão de se meter na minha vida sem fazer ideia do que tem sido a minha vida.
Estou farto de ter razões de queixa... (E SIM, eu tenho mesmo... e muitas)
Estou farto dos meus problemas de saúde.
Estou farto do mau nome que a Matemática tem, quando de facto, o mau nome deve-se a maus profissionais e a maus alunos.
...
Que venha 2012...
O fim do mundo?
O meu mundo já acabou algumas vezes... Se 2012 for o fim do mundo, é só mais um.

2011 foi tão mau que dá para contar pelos dedos de uma mão os momentos bons e ainda sobram dedos...

2011 foi um ano para esquecer.
Será que 2012 será assim tão mau? Pelo menos eu, estou disposto a dar-lhe uma hipótese...

[Que remédio, não é? A menos que eu arranje uma máquina do tempo, não tenho como saltar directamente para 2013 ou 2014]

Posso não precisar de um grau... mas preciso de ver dinheiro a entrar na minha conta...

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990