quarta-feira, 20 de março de 2013

A escrever CarlosPaulices

       Um dos meus maiores defeitos ao escrever textos num computador é o de fazer muito mal as revisões (de texto). Por vezes esqueço-me de apagar algumas palavras e torno as frases em não frases. Por vezes a mensagem torna-se ilegível.

     Aqui no blog, eu regra geral, escrevo directamente no blogger, frequentemente no separador HTML, e ou agendo o texto para dar-me tempo de voltar cá e fazer uma revisão, ou publico directamente o primeiro rascunho.

Quando às vezes,  dias depois de os ter publicado ,volto a ler  os textos, noto coisas que deveriam ter sido corrigidas numa revisão e faço algumas correcções.
Não que adiante de muito: Já alguém passou por aqui e leu a versão original!

Conclusão: para quem mantém alguns blogs eu escrevo mal, principalmente por desleixo!

Vamos lá ver se eu consigo corrigir isto. É o tipo de coisas que antigamente, quando eu escrevia à mão, levava-me a escrever um texto primeiro a lápis, fazer as correcções, e só no fim voltar a passar o texto a tinta.

Por outro lado, passei imensos anos a ler textos noutros idiomas.
Vamos esquecer os jornais, os chats, as televisões, e as redes sociais. Por lá vêm-se tantos atropelos ao português que fazem-me parecer um santo!

Como já devo ter dito várias vezes, já quase não vejo televisão.

Os textos que se vêm nos telejornais dão-me voltas ao estômago. Dizem seguir o acordo ortográfico, mas vejo imensos erros ortográficos que são erros tanto no AO90 como na grafia anterior!

Quando lhes apontam os erros vejo muitos defenderem-se  com "eu não respeito o acordo ortográfico" ou "eu estou a seguir o acordo ortográfico".

Eu, que sou contra este acordo ortográfico, tenho de reconhecer que o seguir ou não acordo ortográfico não tem culpa da ignorância das pessoas, nem das frases mal construídas!
Enfim, que se há de fazer para combater esta nova forma de iliteracia?

Aproveito a ocasião para anunciar que estou a considerar a hipótese de adicionar um separador "video-teca" essencialmente com "um clube de vídeo" de vídeos seleccionados do youtube.

Nota do autor: Este texto não teve nem terá qualquer revisão. É o primeiro rascunho!

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990