terça-feira, 19 de março de 2013

Os fala-barato.

Isto não é política, é uma questão de respeito.

No dia 20 de Fevereiro de 2010, dia do temporal na Madeira, eu estava no continente, em Almada. Durante várias horas, não tive contacto com a minha família na Madeira. Estava atento às notícias tanto na internet como na rádio (eu não tinha televisão).
Uma das coisas que me chocou foi, nas redes sociais, nos cafés e até nos transportes públicos, ver as mensagens de ódio contra os madeirenses, contra o Dr. Alberto João Jardim, e ainda quem citasse o livro do Apocalipse (ou da Revelação, se preferirem) e estivesse a previr o fim do mundo. No autocarro até cheguei a ouvir:
"Aquela gente é toda maluca, estavam mesmo a pedi-las."

Mas que raio?
Em primeiro lugar: A Madeira estava a passar um mau bocado! E as pessoas decidem por-se a criticar? Que raio de humanidade tinha aquela gente?
Em segundo lugar: a Madeira não é o dr. Alberto João Jardim. Se têm alguma coisa contra ele, é contra ele, não é contra os madeirenses, que aliás nem todos votam nele!
Em terceiro lugar, a Madeira é muito diferente do continente, em vários aspectos. Portanto, criticar a Madeira sem conhecer a Madeira, só com base no (pouco e parcial) que sai na comunicação social, é no mínimo estúpido, acaba sempre por demonstrar ignorância.
Por outro lado, com todos os seus defeitos e exageros, e mesmo tendo em conta o tempo que já está no poder, por cada mandato, o Sr Jardim lutou muito mais pela sua terra do que muita político a nível nacional.
Não se esqueçam que eu defendo que os politicos devem responder judicialmente e criminalmente pelos seus actos!

Avançando no tempo, vamos falar no chamado "buraco da Madeira".
E só com o buraco da Madeira já disseram imensos disparates, mas o mais grave é que agiram em conformidade. A Madeira está a ser muito mais penalizada do que o resto do país, mas mais uma vez, quem fala sem conhecimento de causa diz que não! Que a crise é igual para todos".
(Claro que é... nunca vi tanta gente a passar dificuldades, nem tanta gente com carros de luxo como agora...)

Podem consultar, por exemplo http://estatistica.gov-madeira.pt/DRE_SRPC/EmFoco/Populacao_Sociedade/Emprego_Desemprego/emfoco.htm, e comparar com as médias nacionais e perceber que algo vai mal por aqui.

Lembram-se do senhor do PSD Porto que veio a publico defender as portagens nas autoestradas da Madeira?
http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=1977215&seccao=Dinheiro%20Vivo
A verdade é que como podem ver em milhares de comentários a centenas de notícias em jornais nacionais, muitos continentais consideram os madeirenses uns parasitas que vivem à custa do continente, e de vez em quando saem estas notícias ridículas.

Já agora... será que passado todo este tempo, ele já sabe que a Madeira não tem autoestradas?

Falam do buraco da Madeira, mas será que os contribuintes madeirenses não pagam impostos? E tal como o resto do país não contribuíram para pagar muitos outros buracos como por exemplo, os Estádios para o Euro, o buraco do BPN, os submarinos, os luxos dos nossos políticos...

Os madeirenses também são portugueses! Deixem de aceitar a areia que vos atiram para os olhos e percebam que o maior problema que temos em Portugal é uma classe política burguesa e despesista.

Somos um país: Continente, Madeira e Açores. Os problemas de uns são os problemas de todos!
Não é justo haverem regiões mais penalizadas do que outras só porque há pessoas que gostam de fazer política.

Agora com os temporais nos Açores, não vi as mensagens de ódio que vi contra a Madeira.

Se querem ser estúpidos, que sejam... mas ao menos informem-se, e por favor, em sítios com fontes credíveis!

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990