segunda-feira, 22 de abril de 2013

Os meus vídeos sobre o problema restrito dos 3 corpos no youtube.

Há cerca de cinco anos carreguei três vídeos com soluções obtidas numericamente para o problema restrito dos 3 corpos para o meu canal do youtube.

Alguns meses antes eu tinha estado a trabalhar com o problema para uma avaliação e esbarrei com aquelas soluções.
Depois, nas férias escrevi o software que me permitiu gerar estes vídeos, em C++ no meu ambiente Linux (Debian), recorrendo a uma biblioteca que até se encontrava na lista de pacotes disponíveis para esse linux, mas que nunca tive grande sucesso a transportá-la para outro SO, tipo Windows.

Desde essa altura, recebo mensagens privadas de pessoas de todo o mundo que viram o vídeo e pedem dicas sobre como implementar resoluções para o problema, tipicamente... em matlab.
Bom, a minha implementação não é nada de especial, e até noto que até àquela altura eu nunca tinha implementado um RK vectorial na vida.

Desde a formulação matemática do problema até à escrita do programa que calculava as coordenadas dos corpos, e finalmente o que gerava a animação passei por vários passos e por um processo de aprendizagem, que não me parece que eu tenha o direito a roubar às pessoas, por isso, quando respondo, tento não dar detalhes técnicos, mas dar umas dicas para testarem o programa deles e desejar boa sorte.

Para ser 100% honesto, os vídeos estão longe de ser as minhas melhores produções, há ali algumas liberdades "artísticas" e uma "liberdade Matemática" que foi tomada para mais facilmente detectar gralhas no software, e um pequeno erro no código que faz os erros numéricos acumularem um pouco mais do que era suposto.

Um dia, quando eu tiver outro computador volto a gerar estes vídeos, e talvez outros com mais resolução (por exemplo, fullHD), utilizando outro algoritmo para resolver o problema e menos liberdades matemáticas.

Uma coisa que me ilude, são os "não gosto", sem qualquer justificação dada.
As pessoas têm o direito a não gostar, mas já agora, eu gostaria de saber do que é que não gostaram, pois pode ser qualquer coisa que possa ser melhorado no futuro..

Mas penso que no youtube, vai haver sempre alguém para clicar num "não gosto" em qualquer vídeo que seja postado. Porque sim!



 Até amanhã. 
Carlos Paulo

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990