segunda-feira, 20 de maio de 2013

A lua do Doctor Who

Embora seja uma personagem de TV e já ande por aí desde 1963, eu só conheci o Doctor Who nos anos 90, também em livro e também pelo serviço de bibliotecas itinerantes da Fundação Callouste Gulbenkian.


Gostei do conceito de um homem que viaja por todo o espaço-tempo numa cabine telefónica azul que é "maior por dentro" do que por fora.


Num dos primeiros livros que li, contavam que há milhões de anos havia uma civilização formada por uma espécie inteligente de répteis sobre o nosso planeta, os Silurian.

Vendo um gigantesco meteoro a aproximar-se, alguns decidiram hibernar em cavernas nas profundezas da Terra até depois do cataclismo. Outros fugiram para o espaço e "nunca" voltaram.

Bem... O "meteoro"  não caíu.
Começou a orbitar a Terra e tornou-se a nossa Lua.

Os efeitos gravitacionais da lua fizeram com que as câmaras de hibernação nunca tivessem desligado e os Silurian continuaram a hibernar até aos anos 70,altura em que alguns testes nucleares fizeram os silurian "acordar"...

Não conto o resto da história. Se encontrarem livros ou mesmo episódios antigos do Doctor Who ("Doutor Quem")  por aí podem ver.
 ["Doctor Who e os Silurian" penso que a história é dos anos 70]
Os efeitos especiais e as máscaras na TV podem até parecer ridículos pelos standards de hoje em dia, mas isso não rouba a ninguém a magia de uma boa história.
 Por isso, por vezes, é preferível ler a versão em livro, do que ver uma versão cinema ou TV...

Uma Sillurian, na incarnação actual do Doctor Who.

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990