segunda-feira, 6 de maio de 2013

Acabar com mitos...


Um dos maiores erros de julgamento de pessoas da Matemática que já enfrentei foi o de confundirem matemáticos que trabalham em áreas como análise numérica, investigação operacional, ou mesmo inteligência artificial com informáticos e vice versa.
É dos erros mais estúpidos e mais reveladores da ignorância das pessoas.
Não assumam esta "ignorância" como ofensa  É um facto!
Constou-me que numa suposta instituição de ensino superior conseguiram até fundir as disciplinas de análise numérica e investigação operacional. Não fui confirmar, nem vou me dar ao trabalho.

Análise numérica é Análise Matemática. Não é Matemática computacional, não é Cálculo, não é um conjunto de receitas que se possa utilizar. A análise numérica desenvolve métodos que permitem obter boas aproximações para as soluções exactas de problemas, quando estas existem. Nasceu muito antes da informática!
Claro que esses métodos podem ser implementados computacionalmente. Ou seja, uma pessoa que trabalhe em Análise numérica, não é um "mero programador", ou uma pessoa que apenas segue algoritmos.

Regra geral um problema tem de ser bem estudado por forma a que a pessoa da análise numérica acabe por conseguir desenvolver um algoritmo que permita, num número finito de passos obter uma "boa" aproximação.
Aqui, a noção de "boa" depende do problema.

A investigação operacional lida essencialmente com problemas de optimização. Dada a natureza da Análise numérica, e mesmo da Análise Matemática, é natural que tenham algumas àreas em comum!
Ninguém de bom senso, e conhecedor cometerá o erro de fundir uma cadeira de Análise Matemática com uma cadeira de Investigação Operacional.
Porque o farão com Análise Numérica? Por ter uma componente computacional? Por ambas poderem tratar de alguns problemas em comum?
Análise Numérica e Investigação Operacional são áreas bem distintas e vastas. Tenham juízo!
Se apenas olham para as áreas com a visão muito míope de "conjunto de algoritmos" sugiro que consultem um oftalmologista.

Agora, vamos ver, confundir uma pessoa de Análise Numérica com um informático...  Acho que muito informático se sentirá ofendido com esta confusão, e vice versa. É como confundir uma ave de rapina com um réptil.
(Ninguém é réptil nem ninguém é a ave de rapina... a comparação é que é do mesmo tipo...)

Quando eu ontem disse que mostraria como é que o computador pode resolver o problema de Alhazen, não estejam à espera de uma resposta 100% informática... aliás, o tratamento será mais do tipo, 99% Matemático e 1% Informático, e digo isto porque tenho aqui várias páginas A4 manuscritas com deduções e testes de fórmulas.
Para tratar de problemas matemáticos, os computadores não fazem milagres.
Apenas executam algoritmos que são o fruto de (geralmente) muito trabalho por parte de pelo menos um matemático.


 O informático consulta o material do matemático para estas coisas...


Meu nome é Carlos Paulo e eu sou matemático *


*Embora  apenas licenciado pré-Bolonha em Matemática, e tenha tido duas frequências em  mestrados 

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990