quarta-feira, 29 de maio de 2013

Ainda sobre a proposta de programa de Matemática para o ensino básico...

Concordo que é frustrante (e ridículo) haverem mudanças de programas "sempre" que muda o governo.
Mas desta vez, vejo com muita satisfação a proposta que foi apresentada em Portugal.
Não só por propor um uso mais racional das calculadoras como também por vários tópicos apresentados no programa. Ainda sobre o uso de calculadoras, a sua utilização excessiva está a ser responsável por um desleixo sucessivo nas propriedades algébricas das "operações básicas"...

Apesar de várias vozes contra, principalmente os defensores do programa a ser substituído (e em muitos aspectos ridículo) vêm com argumentos que são muito discutíveis e pouco pertinentes para um assunto realmente sério, eu acho que aquele programa vai no bom caminho.
Na verdade, o programa cessante promove de certa forma a cultura do facilitismo como forma de motivação.
Tenho alguma curiosidade sobre o que se passa ao mesmo nível em Angola e no Brasil. Mas ainda não me dei ao trabalho de investigar.

A equipa que elaborou o programa aceita contribuições e propostas até ao dia 31 de Maio (depois de amanhã), mas até a sociedade Portuguesa de matemática já deu uma opinião favorável e em muitos aspectos coincidente com a minha.
Eu não vou desenvolver o porquê da minha posição aqui no blog, prefiro deixar as pessoas tomar a sua posição racionalmente, sem as obrigar a ler opiniões que podem ser consideradas tendenciosas e que podem  interferir nesse processo de raciocínio (mas sempre podem ler o parecer da SPM que não é muito diferente do meu.), além do mais.. estou cansado e tenho mesmo de ir dormir. :)
Esperemos que este novo programa se mantenha e só seja substituído por um melhor (e de preferência, diferente do anterior).
E já agora, peço que não seja dada oportunidade aos autores do anterior de voltar a poder tocar sequer em futuros programas por corrermos o risco de voltar tudo ao mesmo.

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990