quarta-feira, 22 de maio de 2013

Em que dia da semana...?


Ao folhear o livro "Introdução à Álgebra" de Rui Loja Fernandes e Manuel Ricou encontrei o seguinte problema:

2.8.14 Em que dia da semana foi 15 de Março de 1800?

Obviamente não o vou resolver nem dar a solução aqui.
Deixo como exercício para o leitor interessado (e preferencialmente que conheça a relação de congruência).

Eu tive durante anos uma página no meu site que dava o calendário gregoriano de "qualquer ano". -Foi removido quando actualizei para a versão 3.0 do meu site, mas posso trazê-lo para aqui como blog-app.
Na prática resolvi o problema no caso geral, e depois simplesmente implementei a minha solução, muito antes sequer da publicação do livro... (aliás, tenho o mesmo programa implementado numa calculadora).

Depois disto não me venham dizer que a Álgebra não tem aplicações práticas.
 (Ok, pode haver quem considere uma aplicação da Teoria dos Números e eu também aceito...)

Confesso que gosto deste livro de Álgebra como livro introdutório e que o prefiro a outros que andam por aí por ser um livro realmente didáctico e acessível.

Não vou dar a solução, mas vou converter o calendário que eu tinha no meu site numa blog-App e trazê-lo para este blog ainda durante esta semana.

Só por curiosidade, o leitor sabe em que dia da semana nasceu?

Até à próxima.

Actualização(23/05/2013):
A Blog-app calendário já está instalada.
Portanto, se confiar 1º nos meus cálculos e 2º nos meus dotes de programador, pode ir lá ver em que dia foi o 15 de Março de 1800. Mas tente chegar ao resultado, só com cálculos .

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990