domingo, 12 de maio de 2013

Os bons, os maus e eu

Por estes dias anda a circular pela Internet um vídeo viral onde um individuo é visto a "dar uma lição de moral" a uma professora.
Pelo que ele diz, o problema daquelas aulas é que passam mais tempo a ler do que a aprender.

Bem, agora que toda a gente tem uma câmara no telemóvel estes casos vão começar a surgir mais vezes.
Se isso contribuir para uma melhoria na qualidade do ensino, acho bem. Se vier apenas para dar espectáculo... raios partam esta sociedade!

Nos meus 21* anos de estudante  eu apanhei professores de muitos tipos.
Vários excelentes, muitos muito bons, imensos bons, duas mãos cheias de maus.
No fim, só há dois tipos de professores que ficam nas nossas memórias. Os bons, por serem bons, e os péssimos, pelos motivos opostos.

Professor é uma profissão tremendamente importante, e quem não tem vocação para o fazer nem devia estar no lugar, pois está a estragar o futuro de muita gente.


Lamento Erasmo, o mundo não é perfeito. Há professores que deviam estar noutra profissão.

O mau
O que é que faz um professor cair na categoria de mau?
Há muitos tipos de maus professores, por isso é complicado responder a isto.
Eu também já tive professores que se sentavam à mesa e se punham simplesmente a ler folhas ou o manual.
E sim, é verdade, com esses não aprendi nada ou quase nada.
Algures ainda antes de chegar ao secundário, aprendi a ler os livros em casa.
Em muitos assuntos aprendi muito mais do que nessas "aulas de leitura", e o hábito ficou..

 No superior, os maus aumentaram drasticamente.
Lembro-me particularmente de umas aulas práticas de introdução à programação onde só ligámos o computador três vezes.
Mais uma vez tive de tomar a iniciativa e passar tempo à frente do computador, a aprender o que devia ter aprendido nas aulas.
O que chateia é estes indivíduos fazerem-nos perder tempo a ir a estas aulas tornando-as obrigatórias.

Outro foi um que passava as aulas a apresentar acetatos com fórmulas...
Mas esse, eu já estava vacinado..
"As aulas são sempre assim? Se são eu fico em casa."
"As práticas são piores"
"Ah bom..."

Baldei-me às aulas e tive o melhor exame da disciplina.

Houve outras aulas de outras disciplinas a que não tive hipótese de assistir por doença ou por sobreposição de horários por no ano anterior ter passado imenso tempo hospitalizado, e que fizeram imensa falta, como no caso da última disciplina que fiz na licenciatura, e que sem espanto foi a minha pior nota.
Aliás, as minhas piores notas não se deveram a maus professores, mas sim à minha saúde.

Tive vários tipos de maus.
Os que não preparavam aulas e metiam os pés pelas mãos. Os que simplesmente copiavam de um papel para o quadro e depois atrapalhavam-se com questões simples. Os que exigiam que soubéssemos coisas que nunca fizeram parte sequer dos programas das nossas disciplinas/curso e penalizavam-nos pelas lacunas e fizeram avaliações bem injustas (tive um que uma vez distribuiu notas entre 10 e 12 sem qualquer tipo de avaliação porque assumiu "que nós não percebíamos nada do assunto...")
E então, em ambos os mestrados que frequentei, mas principalmente no primeiro,  bem, dava para escrever um livro.
Mas a minha maior dúvida que ficou desse 1º é:

" Como é que só com dois alunos se pode fazer tanta trampa numa só disciplina?".
Outra é: "para que é que nos pedem certa documentação se nem olham para ela?".

Enfim... Vamos passar aos bons porque dos maus ainda não contei nada e só as memórias conseguem dar-me tonturas (!).

O Bom

Felizmente, há bons professores e estão longe de ser uma minoria. Encontrei esta imagem no facebook

E de facto mostra uma das grandes características de todos os bons professores: Está preparado.
Muita gente ignora o que essa preparação custou.
O bom professor não dá aulas que possam ser consideradas "perda de tempo".
O bom professor está à vontade na área que ensina  (ou se não está, aparenta estar).
O bom professor não é aquele que nos facilita as avaliações e só dá boas notas. O bom professor é aquele que ensina.

Existe uma comunidade no facebook, o grupo "eu agradeço a um professor"  , que tem a capacidade de de vez em quando me fazer lembrar de todos os bons professores que tive.
Lembro-me de pelo menos dois que uma vez até se deram ao trabalho de se deslocar à faculdade só para me dar uma aula extra. ou dos que me visitaram/contactaram há dois anos no hospital Garcia Orta, onde estive internado algumas semanas.

Ainda hoje, de vez em quando mantenho contacto com eles. Aliás, com o nascer das redes sociais, consegui coleccionar alguns por lá.
Espero não lhes ter dado maus vícios.

Para concluir partilho uma lista frases que deixei há uns anos numa nota numa rede social:

The art of teaching is the art of assisting discovery.  ~Mark Van Doren

Who dares to teach must never cease to learn.  ~John Cotton Dana

 I like a teacher who gives you something to take home to think about besides homework.  ~Lily Tomlin as "Edith Ann"

A good teacher is like a candle - it consumes itself to light the way for others.  ~Author Unknown

Good teachers are costly, but bad teachers cost more.  ~Bob Talbert

What the teacher is, is more important than what he teaches.  ~Karl Menninger

Don't try to fix the students, fix ourselves first.
The good teacher makes the poor student good and the good student superior.  When our students fail, we, as teachers, too, have failed.  ~Marva Collins

-O professor medíocre conta. O bom professor explica. O professor superior demonstra. O grande professor inspira.

Teaching is leaving a vestige of one self in the development of another.  And surely the student is a bank where you can deposit your most precious treasures.  ~Eugene P. Bertin


-Um professor afecta a eternidade; é impossível dizer até onde vai sua influencia

A teacher who is attempting to teach without inspiring the pupil with a desire to learn is hammering on cold iron.  ~Horace Mann

The best teachers teach from the heart, not from the book.  ~Author Unknown


Bom resto de fim de semana

* Na verdade, mesmo fora do ensino acho que sempre sempre serei estudante, para além de qualquer outra coisa que eu faça na vida para garantir a minha subsistência,.

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990