quarta-feira, 1 de maio de 2013

Ruído na idade da informação.


A quantidade de tretas que são publicadas e mesmo noticiadas diariamente é assustadora.
E quando digo "tretas", falo no sentido literal da palavra.

Então, a partir do momento em que as pessoas têm algum tipo de ganho por isso, outros seguem-lhes o exemplo e... temos uma sociedade inundada com tretas.

Ontem sentei-me a ver vídeos no youtube.
Um dos fenómenos que pesquiso por entretenimento e não porque acredite mesmo no que mostram são vídeos sobre o fenómeno OVNIS/UFOs. Já o faço há anos e nunca encontrei um único que conseguisse sequer deixar-me com dúvidas, ou seja..tudo potenciais falsificações (não duvido que o fenómeno possa ser real, mas pessoalmente nunca vi nada que mereça credibilidade).

Com tanta informação falsa a circular conseguir fazer um trabalho minimamente sério sobre o assunto, com base em vídeos youtube seria "missão impossível".

Vamos então olhar para outra área.
No meio académico existe a filosofia "publish or perish".
Á custa desta filosofia muitos "académicos" fartam-se de publicar artigos que de facto... não trazem nada de novo.
Pessoas que fazem investigação, não porque gostam de o fazer, mas sim porque sentem a pressão de o fazer. Parece-me a motivação errada para o fazer.
Ainda me chateia mais saber que para consultar certos artigos académicos, não estando eu ligado a qualquer instituição tenha de pagar para o fazer. Quando alguém me arranja uma cópia do artigo fico ainda mais frustrado por ter perdido o meu tempo e ter feito alguém perder o seu tempo para me arranjar o artigo..

A guerra das audiências faz os canais de TV investirem em programação que vale "milhões" mas de conteúdo "nulo"...

E começo a ficar preocupado com aquilo que as pessoas acreditam "porque sim", sem utilizar a razão.
Se começassem a haver filtros na Internet para distinguir verdade de ficção, boa investigação de má investigação, realidade de treta..

Chegámos a um ponto onde a "boa" informação é mero ruído.
Mesmo classificar alguma informação de boa ou má para os outros fará de mim um ditador... ou um "líder religioso".
Acreditar que cada pessoa é capaz de utilizar o seu cérebro é..um exagero.
Se isso fosse verdade, a astrologia não daria lucro a ninguém, e ninguém teria de morrer por ter crenças diferentes...

A informação precisa de ser filtrada, organizada e disciplinada.

Bom feriado.

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990