terça-feira, 7 de maio de 2013

TexMaths - Um plugin para Libre Office



Como já referi em posts anteriores, eu já não uso o Microsoft Office há alguns anos (por motivos que não são para aqui chamados como por exemplo, eu não ter dinheiro para uma licença, não existir uma versão para Linux, e eu gostar de ter software legal no meu computador.).
Para escrever Matemática escrevo em LaTeX.
Note-se que mesmo para escrever qualquer outro tipo de texto, poderia fazê-lo em LaTeX.

No entanto para certos tipos de documentos, continuo a usar um Office. Não o da Microsoft, mas uma alternativa livre chamada LibreOffice.

O LibreOffice tem um editor de fórmulas nativo, mas é... bem, eu não queria usar esta palavra, mas não há mesmo uma palavra melhor: é mau!

Felizmente, existe um plugin chamado TechMaths. O TexMaths para funcionar requer que já se tenha um compilador de LaTeX no sistema. (os utilizadores do windows podem usar o MikTeX sem problemas)
 O TexMaths permite que se escrevam as fórmulas em LaTeX na janela da extensão. A fórmula depois é compilada e inserida com bom aspecto no nosso documento LibreOffice.

Ainda não é uma solução perfeita mas é uma agradável alternativa ao edito de equações que vem.com o LibreOffice... só requer que o utilizador tenha um compilador LaTeX e ou saiba LaTeX ou tenha algum software que lhe gere o código LaTeX.

http://extensions.libreoffice.org/extension-center/texmaths-1

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990