sexta-feira, 31 de maio de 2013

Status: Implentando Objectos matemáticos em JavaScript

Toda a gente sabe que é possível cortar-se com papel.
Eu ontem fiz uma descoberta.. também é possível cortar-se com uma régua!
Tenho uma ferida na minha mão direita, feita com uma régua e que ainda tenho alguma dificuldade em compreender.

Bom. Eu tencionava ter uma blog-app que calculasse (numericamente) os zeros de um polinómio mas parece que não vou conseguir fazê-lo a tempo.
Inicialmente estava a pensar em recorrer a alguns ficheiros utilizados na minha cpcalculadoraJS2.0 , mas deparei-me com um bug incomodo.
Seja como for, decidi aproveitar o código para criar novas classes em Javascript que poderei utilizar em próximas blog-apps matemáticas, e também em possíveis próximas versões da cpcacluladoraJS
  • Numeros racionais (isto é, permitir fracções...)
  • Polinómios de coeficientes "reais" (notar que nas interpolação de Lagrange e Hermite, na cpcalculadoraJS 2.0 já tenho parte do trabalho feito, embora com alguns erros)
  • Numeros complezos (para ser honesto, também estou a considerar quaterniões)
  • Matrizes
  • Permutações/grupo Simétrico
E finalmente uma biblioteca JS com várias funções típicas de Teoria dos números que podem ser úteis ...
Em particular para a aplicação que calcula os zeros de polinómios vou precisar das classes Polinómio,  números complexos, e ...da biblioteca de funções de teoria dos numeros, que me será útil para determinar o numero de divisores de um número. e depois disso dar-me a lista de todos os divisores do número.


Esta imagem nostra-vos a definição da minha classe polinómio para usar aqui no blog.
A versão para a próxima CPcalculadoraJS será um bocadinho mais sofisticada.
A actual já é um bocadinho mais sofistcada, mas tem alguns bugs enbaraçosos...
(Aquele "with(Math)", na verdade não está a fazer nada e será removido...).
Hum... penso que também devia implementar o polinómio recíproco....

Será que ainda consigo ter isto pronto até amanhã?

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990