segunda-feira, 24 de junho de 2013

Exames? Não vou comentar...

Amanhã, 25 de Junho de 2013 é dia de exame nacional de Matemática A para os alunos do secundário.
Boa sorte a todos os que o vão fazer.

Já vi o exame de MACS (Matemática Aplicada às Ciências Sociais).
Tenho uma opinião sobre eles, mas vou mantê-la para mim. Não fui eu que fiz os enunciados, não estou sujeito a avaliação em nenhum deles, nem estou vinculado de forma nenhuma ao sistema de ensino, por isso que interesse tem a minha opinião?

Há dias dei a minha opinião sobre a proposta de programa de Matemática do ensino básico, e mantenho-a.
A minha opinião é sobre o programa e não sobre a forma como o processo se desenrolou. Sobre isso não tenho opinião formada.

Tenho muitas reservas sobre muita coisa que tenho visto no ensino. A ideia de democratizar tudo é péssima porque a maioria nem sempre sabe o que é melhor.
Aliás, em Portugal, pode-se dizer que a democracia é um concurso de popularidade e não de competência e honestidade.

A questão do Acordo Ortográfico, neste aspecto confunde-me porque não acredito que haja qualquer maioria a seu favor... foi simplesmente imposto nos meios de comunicação social e nas escolas, imposto de uma forma pouco racional, sem sequer haver consulta pública.
E mais grave ainda, um acordo que tem muito que se diga, e que até deveria ter outro nome: Imposição Ortográfica, porque "Acordo" parece-me uma designação muito abusiva.


Eu não sou "comunicação social". Tenho direito á minha opinião, e dada a natureza deste blog, tenho todo o direito a dá-la desde que não viole as regras que fui obrigado "a assinar" quando me cederam este espaço online...

Podia dar a minha opinião sobre os exames, mas opto por não a dar.
São exames! A única coisa que realmente interessa a quem os fez são as notas e as correcções.

A mim, pessoalmente interessa-me saber se estão mesmo a avaliar conhecimentos ou a fazer trabalho para as estatísticas.

Portanto, não vou comentar exames, a menos que se lembrem de fazer algo mesmo bárbaro.

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990