terça-feira, 10 de setembro de 2013

software movel...como passatempo.

Como disse há tempos, tenho um telemovel Nokia C5-03.
É um Symbian S60V5 (série 60 versão 5).
O que me chateia é que a maioria das boas aplicações são pagas.
Eu não sou de recorrer a pirataria, portanto, nem vou procurar forma de as obter.
Ao menos, o controlo remoto do VLC é gratuito e funciona.
Mas dava-me jeito ter um cliente VNC 100% gratuito, uma calculadora científica, uma calculadora gráfica 2d e 3d onde eu possa controlar facilmente e rapidamente as dimensões da janela, onde possa tirar screenshots ..e a meu gosto.

O problema é que a Nokia recentemente entregou a subdivisão de telemóveis à Microsoft e a arquitectura symbian deve estar às portas da morte.
Por outro lado, eu não sou informático, portanto, escrever uma aplicação 100% decente para uma plataforma "a morrer" é cerca de 99% desmotivante.

Seja como for, vou tentar aprender os básicos para programar uma aplicação symbian específica para o meu telemóvel e depois,... java (e J2ME).

Curiosamente, escrever de raíz o código para uma calculadora gráfica, é uma tarefa que requer alguma imaginação e uma série de cálculos.
Para ter velocidade, o código deve ser escrito numa linguagem o mais baixo nível possível.
Por outro lado estou interessado em ter alguma portabilidade para poder transportar a aplicação para telemóveis que eu possa ter no futuro.

Confesso que ainda me dava mais jeito poder transportar todas as aplicações que já escrevi para calculadoras para o telemóvel, (... a utilidade deve ser óbvia: sou explicador e o que escrevi não são trivialidades) e escrever algumas coisas que me fazem falta neste momento.

Um dia no futuro e quando precisar, devo dedicar-me ao Android. Esperemos que não esteja a morrer quando chegar à altura.

Mas isto, tal como este blog, não passa de um passatempo.

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990