quinta-feira, 19 de setembro de 2013

E esta?

http://www.tvi24.iol.pt/503/tecnologia/extraterrestres-ciencia-espaco-vida-atmosfera-tvi24/1491618-4069.html

http://www.yorkshirepost.co.uk/news/main-topics/balloon-from-sheffield-finds-alien-life-on-earth-1-6065441

Ciência ou pseudociência?
Verdade ou fraude?

Mais alguém repetiu a experiencia e obteve os mesmos resultados e as mesmas conclusões?

Honestamente, parece-me um pouco precipitada a conclusão de que a origem é extraterrestre, (mesmo que o "extraterrestre" se refira a vida que nasceu na atmosfera - Na realidade ainda não há conclusões).
Por não se ter uma explicação, saltar para a primeira hipótese,  sem qualquer prova ou evidência é ridículo.

Por outro lado, também estamos perante jornalismo que permite um título que dá como certa uma ideia que não foi provada, para depois dizer que é a crença de cientistas...
Crenças sem evidências não são certezas nem factos. Não são ciência, são fé.
Não tenho nada contra as crenças das pessoas, apenas contra que se anunciem "factos" que não o são (pelo menos sem se ter feito um trabalho sério que mostre fortes evidências...)

Enfim. Lembram-se da história de "publicitar má informação" de que eu falei recentemente num dos meus posts? Isto encaixa numa dessas más informações.

Desde o "buraco negro" no sol que acho que a TVI precisa de consultores científicos, mas já agora também precisa de deixar de escrever títulos que induzam as pessoas em erro (honestamente.. não é só a TVI)

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990