quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Interesses económicos nos incêndios?

Recentemente li um texto (de 2005?) atribuído ao jornalista José Gomes Ferreira, que me deixa preocupado.

O texto está neste blog: http://abme.blogs.sapo.pt/5542.html
Espero que a polícia judiciária já tenha feito as devidas investigações.

O problema é que o país continua a arder!
A "política da terra queimada" persiste! E isto é deveras preocupante!

Há quem acuse o texto de ter muitas imprecisões (ver comentários no link acima), mas de facto, até que ponto estas imprecisões são pertinentes?

Não podemos andar aqui a perder tempo com tretinhas enquanto nos queimam o país!

O país está cheio de fala-baratos que comentam tudo e mais alguma coisa mas não fazem nada para que mude.
Toda a gente tem opiniões. Óptimo! Quantas dessas opiniões estão baseadas em factos, e quantas estão baseadas em (mau) trabalho jornalístico?

Recordo que recentemente vi uma notícia na TVI24 onde diziam haver um buraco negro no sol...

Tive de procurar a notícia original para perceber que o problema deve ter estado na tradução por alguém que não percebia muito do assunto...

Se tivéssemos jornalismo imparcial e de qualidade, talvez tivessemos pessoas mais bem informadas, e a dizer menos disparates como é o caso de muitas das pessoas que andam por aí a comentar blogs, redes sociais e etecetera...

Rio-me quando vejo pessoas usarem a designação "certeza matemática" para justificar um disparate.
Quem me vem com uma expressão dessas que me faça o favor de me apresentar o raciocínio todo, mas regra geral quem usa essa expressão tem muito pouca ou muito má formação matemática.

Eu tenho alguma consideração pelo jornalista José Gomes Ferreira. Apesar das imprecisões apontadas, ele faz muitas afirmações pertinentes e penso que se lhe apontarem as tais "imprecisões" ele ou deve corrigir-se ou justificar-se.
O texto toca em muitos pontos pertinentes (e alguns podem já estar desactualizados) e que devem ser alvo de um sério comunicado público de autoridades competentes e com conhecimento de causa ..

E não fiquemos por aqui a debater porque existem pessoas a perder vidas.
Opiniões com mau ou sem conhecimento de causa só atrapalham.
Mas sugestões e mão de obra devem ser sempre bem vindas!
Não façam de opiniões, factos ou notícias.. já nos atiram demasiada areia aos olhos!

Sobre os incendiários da serra do Caramulo... deixem as autoridades fazer o seu trabalho. Parece-me que pela opinião pública todos os acusados são sempre culpados!  Só que aqui, há qualquer coisa que está a fazer muito pouco sentido, embora "não haja fumo sem fogo...". Duvido que alguém no seu perfeito juizo vá admitir um crime com estas proporções que não tenha cometido, portanto quem confessou deve ser culpado (mas nunca se sabe). Quanto ao outro implicado que salvo erro está no Luxemburgo... ele foi acusado, deixem as autoridades descobrir se de facto ele é culpado ou não, e sugiro que colaborem com as autoridades no que for possível.
Suponham que ele tem um alibi válido e as autoridades são obrigadas a deixá-lo livre...O problema é que a opinião pública já o condenou!

Vamos tentar confiar nas autoridades, e se o suspeito for deixado em liberdade, vamos lá tentar saber porquê e pedir explicações...

Podemos  até apenas estar perante o encobrimento de um crime económico...portanto deixo a investigação aos especialistas, porque a minha opinião não passa de uma opinião que pouco ou nada vale.

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990