sábado, 30 de novembro de 2013

Mau tempo na Madeira

http://flatbear.tumblr.com/post/20882006017/these-are-the-things-that-go-on-in-my-head

Desde há uns anos para cá que os temporais mais severos têm provocado estragos feios com imensos prejuizos, chegando-se a perder inclusivamente vidas humanas.
Aparecem os peritos a falar, e depois aquelas pessoas parvas que surgem na internet a armar-se em sabichões e que vão para ali criticar quem perdeu quase tudo ou mesmo tudo..

Ora, a Madeira é feita essencialmente de montanhas e vales. Desde que foi colononizada que se procuram os sítios mais seguros. Nos séculos anteriores não se sabia o que se sabe hoje.
Criticar os moradores de construções com mais de 30-40 anos construidas sobre terrenos seguindo os exemplos dos seus antepassados é fácil. Onde andavam esses sabichões na altura em que essas obras foram construídas?

Em vez de ir para a internet "mandar bitaites" as pessoas deviam ficar caladas e pensar primeiro antes de falar.

Quanto a construcções recentes... bem, que sejam os peritos a ver o que correu mal e a decidir o que fazer para a situação não se repetir.

Criticar é fácil, mas não é o momento certo para o fazer, e se calhar há muita gente que o faz sem estar qualificada para o fazer... e mesmo os qualificados por vezes cometem erros crassos se não conhecerem o terreno!

Errar é humano. Cometer os mesmos erros ou criticar estas situações só com base no que diz a comunicação social ou a internet é estúpido.
Com base nos disparates que se lêm na internet se calhar devíamos criticar os judeus por serem judeus na Alemanha nazi durante a segunda guerra ou os lisboetas por viverem em Lisboa durante o terramoto de 1755... Tenham juizo! Arranjem uma vida!

(E há sempre quem se ponha a citar o livro do Apocalipse/Revelação...)

Deixo um forte abraço a todos os meus conterrâneos madeirenses que estão a sofrer as consequências de mais um temporal..

PS: a todos os "iluminados" que falam do Funchal nos comentários nos jornais às notícias sobre o que se passou no Porto da Cruz.... O Porto da Cruz é do outro lado da ilha e tem outra realidade. Dispensamos a vossa ignorância geográfica aliada à vossa estupidez...

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990