quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Um iceberg "do tamanho" da ilha da Madeira?


Há já alguns dias que noticiaram, com fotos via satélite e tudo, um iceberg com uma área igual à ilha de Madeira, "que se desprendeu da Antártida" ... Com o propagar da notícia, área passou ao pouco rigoroso "tamanho", perdeu-se o nome do Iceberg, e as fontes para a fonte original deixaram de ser referidas...
Quando se dá uma notícia com algum tipo de natureza científica cíta-se sempre a fonte, e vamos lá verificar antes de espalhar! Raios! O que não faltam são tretas sem qualquer credibilidade a serem espalhadas pela internet e não precisamos disso! Por favor, não espalhem notícias sem verificar a sua credibilidade! É preferível partilhar links!

Uma pesquisa no google revelou-me que o tal iceberg "chama-se" B-31.

Cheguei a um site da NASA, (o link é este: http://earthobservatory.nasa.gov/IOTD/view.php?id=82392 )
Onde não vi qualquer referência à ilha da Madeira, mas encontrei as fotos que têm acompanhado as notícias e a seguinte referência:

"Named B-31 by the U.S. National Ice Center, the new iceberg is estimated to be 35 kilometers by 20 kilometers (21 by 12 miles), roughly the size of Singapore. A team of scientists from Sheffield and Southampton universities will track the 700 square-kilometer chunk of ice and try to predict its path using satellite data."

Está bem, 700 Km2. De acordo com a Wikipedia, a ilha da Madeira tem cerca de 750  Km2 de área, portanto vá lá, com uma margem de erro de 50 Km
Aceito a comparação, mas prefiro a comparação a Singapura feita pela NASA (A República de Singapura tem uma área total de 710,2 Km2).

Compreende-se que prefiram comparar o iceberg à Madeira. Um iceberg é uma ilha de gelo, e portanto serve para dar uma ideia às pessoas do monstro de gelo que se desprendeu..

Agora... imaginemos que este monstro entra nas rotas marítimas frequentadas por barcos no hemisfério sul...

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990