quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Uma nova CPCalculadora?


Tenho no meu tablet, uma versão (muito) mais recente da minha CPCalculadoraJS.
Infelizmente não satisfaz os (meus) critérios mínimos para poder ser posta online.
No entanto tem-me sido muito mais útil do que eu imaginava...
O projecto ficou parado quando decidi inscrever-me em mestrados... (que péssima ideia...)
Hoje em dia, a dar explicações do 5º ao 12º e ao lidar com os novos programas dos ensinos básico e secundário, parece-me boa ideia dar novas capacidades à calculadora..

A propósito tenho lido imensas críticas com aspecto quase anedótico  às propostas de novos programas do ensino secundário. Algumas dessas críticas estão a demonstrar a incompetência e o desconhecimento de alguns profissionais, pelo que parece-me que o ideal seria ficarem calados... Outros, aproveitam para tentar ganhar protagonismo e entram em esquemas onde os programas não são o que realmente interessa...
Metam uma coisa na cabeça: "o ensino para as estatísticas" não está a preparar os alunos para nada.
Tudo o resto são politiquices que são dispensáveis.  Se os novos programas são exigentes? Sim, principalmente para quem não está habituado a trabalhar. Se são "metas exageradas"? Sejamos sérios...Não! Habituem as pessoas a trabalhar e a raciocinar, e com sorte nunca mais voltamos a uma crise mal explicada, onde há muita manipulação económica de diversos grupos...e onde quem sofre mais são sempre os mesmos: a classe média e a baixa..

Agora, voltanto ao assunto...
Uma nova CPcalculadoraJS no mesmo formato que as anteriores requer que eu reescreva a zona gráfica com os standards do HTML5, e a interface tem de ser repensada para ser utilizável em tablets e smatphones...e já agora uma "Blog-app" para deixar neste blog
A alternativa será criar uma aplicação/um programa que corra em PCs com WIndows (eu ainda uso um Windows XP...), Linux (eu uso regularmente Debian...) e Android.

Naturalmente, esta nova CPcalculadora teria novas funcionalidades... algumas já anunciadas anteriormente, e presentes na versão actual que uso no tablet.. outras que ainda têm bugs a corrigir...
As primeiras duas foram feitas nos meus tempos livres entre 2004 e 2008.
(Aliás, um esboço da  primeira versão foi feita até quando eu ainda era assistente estagiário na UMa)
E, agora, quando será que arranjo tempo para a próxima?
Vamos lá ver... Já tenho outras coisas atrasadas....

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990