sábado, 21 de dezembro de 2013

A avaliação dos professores

Na passada Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2013 o MEC obrigou todos os professores contratados com 5 ou menos anos de serviço à primeira parte de uma avaliação que segundo o ministro Crato visa melhorar o nosso sistema de ensino público...
Bem, honestamente, os piores professores que eu tive na vida tinham todos mais de 5 anos de serviço... ou eram professores do ensino superior. Portanto... se vão fazer provas, que tal começar por cima?
Deixem os contratados, que dão o seu melhor em situações bem complicadas em paz! Pelo menos até essa avaliação começar a ser feita de cima!

Estas provas não vêm acusar as universidades e escolas superiores de educação de incompetễncia, como defendem alguns, apenas trazem um novo filtro à educação... só que convenhamos, como obrigam todos os contratados com 5 ou menos anos de serviço a fazê-la... parece mesmo um atestado de incompetência.

Por mim, graças a episódios por que passei na minha vida adémica, só recomendaria um exame psicológico a quem passa pelo ensino superior como docente.

Talvez assim se evitassem avaliações sem qualquer tipo de avaliação, o que é sempre bom para a média... Cadeiras com programas diferentes daqueles apresentados aquando do concurso dos alunos, transições impostas aos alunos ou alguns episódios dignos de internamento psiquiátrico.

Portanto, o Nuno Crato tem razão, quando quer fazer uma avaliação aos docentes... só está a avaliar os docentes errados, e com isso a enfurecer uma classe que já está a viver em péssimas condições.

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990