domingo, 8 de dezembro de 2013

A matança do porco na Madeira.

Recentemente tenho lido notícias e artigos bem tendenciosos em jornais sobre vários assuntos.

No Diário de Notícias li este:
http://www.dnoticias.pt/actualidade/madeira/420163-matanca-do-porco-e-um-ato-brutal-e-culturalmente-inaceitavel

Por exemplo o parágrafo:

Tido como um dos primeiros momentos do Natal madeirense, a "função" do porco, a "matação" ou "matança" começa quando o animal é, pela alvorada, compulsivamente retirado do "chiqueiro" e arrastado, por entre os seus estridentes grunhidos de pânico, para o local onde o "marchante", desferindo um frio golpe na jugular do suíno com a "faca da matança", retira a vida a um dos animais domesticados mais inteligentes perante a euforia de um público muitas vezes já "encharcado" de álcool.

Está escrito por forma a retratar como bêbado e bárbaro o público que assiste, quando não é bem assim...
Os porcos são criados específicamente para abate! A ideia de que todos os abates devem ser feitos em matadouro é que é bárbara e denuncia um lobbie! Vamos obrigar as pessoas a transportar o pobre animal para um matadouro, por vezes a vários km do sítio onde viveu a vida inteira, a pagar a uma indústria de abate, e depois trazer a carne para casa?
A sério? Isto é menos bárbaro?

Eu já assisti a algumas matanças e não sou bêbado (aliás, quem me conhece até pode testemunhar que eu não bebo...)...e à minha volta não havia ninguém embriagado. (portanto, segundo a notícia, eu devo ser apenas bárbaro)....
A única ideia com que concordo é que o animal merece algum respeito.
Toda a carne à venda em todos os talhos, hipermercados, supermercados, mercados, feiras.. etc, provém de animais. Somos omnívoros. Contrariamente ao que pregam alguns vegetarianos e vegans radicais, precisamos de proteinas e vitaminas de origem animal, e cortar com isso é estar a pedir problemas de saúde.
No passado eu próprio, já tive problemas de saúde não por ter cortado com este tipo de alimentos, mas por ter um problema de absorção... Passar por opção pelo que eu passei , é simplesmente ser estúpido!

Portanto... matança do porco só em matadouros? Desculpem-me, eu não vou em lobbies!
Apenas peço que respeitem os animais cujo destino é o abate.

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990