sábado, 22 de fevereiro de 2014

Esquemas manhosos a proliferar...

Agora, com a crise, proliferam os "negócios estranhos" na internet.
Sugiro que se leia o que foi publicado neste blog, em Abril de 2013 .
Quando chamo estranhos, não digo que sejam ilegais.
Muitos são esquemas em pirâmide, por vezes bem camuflados, e a partir do momento que se prove que são esquemas em pirâmide, está provado que são ilegais...
"Não é pirâmide porque eu não meti ninguém e estou a receber"- dizem alguns.
Lamento, mas acho bom  informar essas pessoas que haver pessoas que "não metem ninguém", não faz com que um esquema não seja uma esquema em pirâmide...
Se precisam mesmo de uma visualização geométrica, vejam essas pessoas que não metem ninguém como "janelas " na pirâmide

Pelo menos em Portugal, esquemas reconhecidos como esquemas em pirâmide são ilegais.

Em todos estes esquemas inicialmente e durante algum tempo, as pessoas ganham dinheiro, o que as leva a publicitar o esquema e a levar outras pessoas para o negócio.
O problema é conseguir fazer com que toda a gente ganhe sempre ou a mesma quantidade ou quantidades crescentes de dinheiro sem gastar.

Esquemas como o TelexFREE, são bem estranhos, pois parece que "toda a gente ganha".
Isto vai contra o bom senso: Para uma pessoa ganhar dinheiro, outra pessoa tem de o perder.
Se todos ganham, ninguém perde... e isto é que é o que torna o esquema estranho.
Na verdade, o esquema foi montado por forma a que quem "perde" dinheiro o consiga reaver.(pelo menos até agora)..
Não é um esquema em pirâmide puro (embora tenha várias características comuns a estes esquemas). (Preferem chamar-lhe "marqueting multi-nível".)
Tenho muitas dúvidas sobre a forma como conseguirão manter o equilíbrio entre a quantidade de dinheiro que entra na empresa, e o que sai para os investidores/promotores, mas o que me parece óbvio é que para sobreviver, mais cedo ou mais tarde terá de alterar a sua forma de funcionamento - Disseram-me, enquanto escrevia este texto que as regras mudam em breve.

Não vou defender nem acusar "o esquema TelexFREE" de nada mas.. vejam isto. Está no site oficial deles quando se muda para português (apetece mesmo a dizer que é bem feito por usarem a bandeira do Brasil para o "português")
Apenas sugiro às pessoas que tentem compreender bem como é que é gerado o lucro que recebem.
Não me venham tentar explicar o que é que as pessoas têm de fazer porque conheço várias pessoas que se meteram nisso e sei o que andam a fazer, e sinceramente, na minha opinião, isso não justifica o "lucro"...
Portanto o lucro vem de outra coisa qualquer que é o segredo do negócio, e para bem de toda a gente que se meteu nisso, espero que seja legítimo.

Como este, existem mil e um outros esquemas, e há sempre alguém a tentar levar-me para esses esquemas, mas a minha resposta é sempre não (considero-me uma pessoa honesta e quero manter-me assim).
Não me venham com a conversa do "és teimoso, isto é bom..." ou, "quem não acredita, tem sempre desculpa". Vão lá tentar vender o vosso peixe para outro lado.

Eu não quero nada com "esquemas manhosos".
Sou uma pessoa racional, sou matemático, e ainda sei fazer contas para perceber quando há desiquilíbrios.
(Embora baste um bocadinho de bom senso...).
Em qualquer sítio, tem de haver equilíbrio entre o que entra e o que sai (a tal "auto-sustentabilidade" de que falei aqui).
Este equilíbrio aliás, foi o que serviu de inspiração a Lavoisier para enunciar o princípio de conservação da matéria....
Por outras palavras, "dinheiro não cai do céu".

Em época de crise, a tentação do lucro fácil pode fazer muita gente cair em "contos do vigário", ou tentar ganhar imenso dinheiro em esqumas manhosos (que, quando rebentam dão muito prejuízo).
Portanto apelo ao espírito crítico e ao bom senso das pesssoas: não defendam com unhas e dentes esquema nenhum.por mais convencidas que estejam (o marketing... perdão, lavagem cerebral de algumas destas empresas é muito bom )


Observação: Este texto foi revisto após a sua publicação original.

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990