sexta-feira, 4 de abril de 2014

Cuidado com as generalizações....(Adolescentes)

Encontrei recentemete esta imagem no facebook.
É uma versão adulterada de uma anedota que se conto aos meus explicandos de 12º.
"O que é uma criança complexa?"
"É uma criança com uma mãe real e um pai imaginário.


Parece-me exagerado dizer que todos os adolescentes são complexos e que todos têm pais imaginários!
Mas, há mais de metade da minha vida que trabalho com adolescentes (até prefiro alargar para o grupo designado pelo termo em inglês "teenagers" (pessoas com idades entre os 13 e os 19).
Para saber que com eles todo o cuidado é pouco.
Não pensam nem falam como os adultos, acham que sabem muito (alguns até acham que sabem tudo, dada a sua vastíssima experiencia de vida).
Não é de agora!
Há muitos anos um colega alertou-me: "Tem cuidado com o que dizes e como dizes! Eles não pensam como nós (adultos)."
E de facto, ao longo dos anos fui aprendendo a valorizar este conselho deste meu colega.
Por a culpa nos pais, como faz esta versão adulterada da piada, também é errado. Está-se a generalizar por generalizar. É como ver "1+1=2", "5+1=6", "2013+1=2014" e concluir que adicionando 1 a qualquer número se obtém um número par (o que sabemos ser falso ... por exemplo 2+1=3 que é impar!)
Se os teenagers são complexos?
Sim, são!
Sempre foram e sempre serão, tenham lá que tipo de pais tiverem!
É preferível deixar a psicologia de um adolescente para quem supostamente percebe do assunto, nomeadamente médicos e psicólogos.
No meu caso, eu apenas sei o que fui aprendendo ao longo da vida e que é... definitivamente, pouco!
Portanto, não vou dissertar num blog na internet sobre o assunto.
Apenas sei que já me deram dores de cabeça suficientes na vida, e que não há um algoritmo 100% eficaz para lidar com eles...

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990