terça-feira, 1 de abril de 2014

Confessionário... nas redes sociais.

You've tried and you failed so the lesson is: Never try.
Homer Simpson

Hoje, dia das petas, vou aproveitar para falar de um assunto sério.

Desde que tenho conta facebook que já me meti em vários mal-entendidos, que se devem ao pouco racionalismo dos envolvidos, por vezes até eu.

Por exemplo:

  • Uma vez comentei uma foto e "levei nas orelhas" por isso. Supostamente a foto era privada
    (Era? Sim, no facebook, ajuda ser bruxo)
  • O meu sentido de humor não é para todos, uma piada inofensiva para um certo grupo ou faixa etária pode não o ser para outro grupo... 
  • Também aprendi a deixar de fazer elogios. Já por várias vezes fui mal interpretado! Desde ser acusado de ser irónico a .. enfim... situações que devem causar-me embaraço até ao dia da minha morte.
  • Não tentar contrariar os programadores do facebook. Já por várias vezes tentei remover o chat daquilo.Dei-me mal! Desde a instalação de scripts escritos por terceiros que deixaram de funcionar, até à estupidez de banir pessoas sem querer (ninguém gosta de ser banido ..)... eu quero livrar-me do chat no facebook-PC! Não basta tê-lo desligado, não o quero mesmo!
  • Partilhar imagens inofensivas.. bem... o inofensivo é muito relativo! Há sempre quem se ofenda! Algumas vezes passo horas para tentar perceber o que se passa, e às vezes... não chego mesmo lá. [Chamem-me burro]
  • Uma frase a corrigir um erro matemático, pode ser considerada como rude! Bolas, há quem não se dê bem com a pontuação. Para evitar confusões, é melhor fingir que não vejo os erros...
  • É melhor habitar-se à ideia de que no facebook nada é privado, ou então a deixar de o frequentar.
  • As frases universais do facebook são uma treta... mas as pessoas não gostam de ver as suas frases "desmontadas"

As desculpas não se pedem, evitam-se. É muito fácil uma pessoa disparatar num meio tão artificial como a internet, e ninguém está imune, nem mesmo eu... Afinal somos todos humanos. Mas ser humano não é desculpa para não usar a cabeça. As pessoas magoam-se a sério. Não suporto ser mal interpretado... e fico aborrecido quando o que devia ser um sítio amigável, de entretenimento e convívio se torna num meio hostil.

Até os likes dos textos partilhados passam a likes aqui no blog sem que as pessoas se tenham dado ao trabalho de os ler... dando-me uma falsa estatística.

Certamente, voltarei a meter-me em novas encrencas, a ser mal interpretado, até ao dia em que a minha paciência decidir por a minha conta facebook de férias (já tenho uma data em vista: 1 de Julho - o Dia em que o meu fb vai de férias) ou então, ao dia em que deixar de comunicar com pessoas.

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990