sábado, 10 de maio de 2014

Antes que pensem que o blog está morto...

Não, não está.
Tenho andado ocupado... Após a Páscoa entrámos em contagem decrescente para os exames de 6º,9º e 12º, fora os exames de cadeiras do ensino superior, e portanto, o meu suposto "Part-time" de explicações  está praticamente em full-time.
O que tenciono fazer em breve,  para além, disso?
Penso escrever em breve uma continuação do texto que escrevi há uns anos com a resolução do problema dos 2 corpos recorrendo a mecânica Newtoniana.

A intenção é resolver o mesmo problema desta vez, recorrendo ao formalismo Lagrangiano, e já agora ver o que consigo fazer com os problemas restrito dos 3 corpos, e dos 3 corpos [São problemas distintos].

Se eu conseguir simplificar suficientemente o problema dos 3 corpos, talvez publique aqui como obter algumas soluções.

Note-se que eu não estou a falar de copiar soluções de algum lado... estou a falar de problemas em que já toquei, que conheço algumas soluções... e que só publicarei aqui se conseguir torná-las "simples", no sentido de que não sejam necessários conhecimentos "muito avançados" para compreender a resolução.

Caso não o consiga.. bem... o blog "caderno de Matemática", espera o seu primeiro post.

Embora o problema dos n-corpos possa ser visto como um problema físico, é possível abordá-lo apenas matematicamente.

Aliás, quando resolvi o problema dos 2 corpos originalmente, resolvi-o sem pensar nos meus conhecimentos de Física. Depois é que comecei a pensar que se calhar seria boa ideia chamar algumas constantes pelos nomes, e averiguar se era possível, recorrer a alguns "atalhos" da Física para poupar cálculos..

Portanto... não deixem de ir aparecendo.

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990