domingo, 18 de maio de 2014

Escrever e correr código sem sair da cama...

Uma das maravilhas dos tempos modernos é a possibilidade de a meio da noite, sem sair da cama, poder aceder ao meu computador, e pô-lo a correr em background codigo que me ocorreu durante um sonho...
Ok, talvez sem o romantismo do "durante um sonho"...
A verdade é que via tablet, por ssh consigo ter acesso a uma consola do Linux que corre no meu pc...
Voltei a tocar recentemente num projecto antigo, no zoom ao fractal do pêndulo magnético que foi apresentado no 4º programa "Isto é Matemática"
Não tendo ao meu dispor um supercomputador acabei por escrever código que me permite continuar os cálculos até após um crash informático, ou outro acidente, desde que os ficheiros não tenham sido corrompidos.
Desta vez, tento criar uma nova animação, em fullHD, "melhor" do que a que foi apresentada na versão original do programa...com a possibilidade de desligar o pc, sem o medo de perder horas e horas de cálculos efectuados pelo pc.
A animação foi já mostrada aqui numa resolução inferior, mas, se tudo correr bem, espero, dentro de meses poder partilhar essa animação em fullHD.
(claro que se eu tiver acesso a um supercomputador ou a um computador novo mais cedo, a animação pode ser gerada mais cedo...)


O código matemático em si não é nada de espectacular... resume-se à resolução de alguns milhões de equações diferenciais....

Ainda falta arranjar uma forma confortável de escrever LaTeX no meu tablet Android.

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990