domingo, 6 de julho de 2014

(Des)Emprego e (ausência de) planos futuros.

Tendo em conta que tenho uma licenciatura pré Bolonha e frequentei dois mestrados com cerca de 75% da parte curricular feita em cada um deles... eu tenho mais cadeiras feitas que muitas pessoas com uma licenciatura à bolonhesa e dois mestrados.em Matemática
Mas, em termos práticos, se juntar a minha idade, isso complica-me a vida quando procuro emprego (nem vou falar dos meus problemas de saúde...)
Em http://www.euro-math-soc.eu/jobs-map, há uma lista de empregos para pessoas formadas em Matemática... Regra geral, pessoas doutoradas, e já agora com artigos publicados.
No meu caso, não está nos meus planos tirar doutoramento (já sonhei com isso...)
Nem mesmo um mestrado (também já esteve... pelo menos duas vezes)
Artigos? (ok, isso mantenho em aberto)

Mas, na remotissima hipótese de eu voltar a pensar nisso, há umas coisas a ter em conta:
  • Não volto a injectar um tostão meu numa instituição de ensino superior (ou seja, se for eu a ter despesa, nem pensar)
  • Não aceito um programa com aulas obrigatórias (a experiência mostrou-me várias vezes que muitas aulas são um desperdício de tempo, prefiro trabalhar ao meu ritmo em casa e não perder tempo, para além de que se um professor torna as aulas obrigatórias é porque já sabe que as suas aulas não valem nada e os alunos escapam se puderem).
  • Não aceito avaliações contínuas (a minha saúde já me pregou várias partidas no passado... e não é uma avaliação contínua que vai avaliar se no final eu realmente sei tudo o que é suposto saber. Fora isso, no ano lectivo 2006/2007 fizeram-me a avaliação contínua mais anormal da minha vida.. por falar nisso.. vem o ponto a seguir)
  • Recuso-me a trabalhar com pessoas que no passado já me arranjaram problemas (gato escaldado de água fria tem medo: recordo por exemplo que já tive notas dadas sem qualquer avaliação objectiva,  ou a tal situação estranha de avaliação contínua...)
  • Não estou minimamente interessado em regime tutorial (quando um regime tutorial se torna torturial, nunca mais queremos ver nada semelhante na vida)
  • Ter boas instalações médicas (nomeadamente umas urgências) por perto - Recordo que já estive hospitalizado várias vezes- as duas últimas vezes foram durante o segundo mestrado- E já tive vários episódios que me levaram às urgências..

Com tanto "não"... estão mesmo a ver que é altamente improvável. Só que como qualquer ser humano, tenho contas para pagar. Portanto... vou dando explicações, que está bem longe de ser o meu "emprego" de sonho.

:| I'm so screwed...

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990