sábado, 26 de julho de 2014

Já não há personagens seguras (2)


 Num post recente eu dizia que não gosto desta moda de andarem a matar personagens em séries de TV...
Mas, o fenómeno também acontece na banda desenhada.
Em 1973, a Marvel decidiu que a personagem Gwen Stacy deveria morrer, adicionando assim mais uma tragédia à já trágica vida de Peter Parker (Spiderman).
Desde essa altura, em várias outras incarnações, a personagem acabou por sofrer o mesmo destino.
 Na saga cinematográfica "The Amazing Spiderman", lamentavelmente, é de esperar que a personagem sofra o mesmo destino (É lamentável não só porque simpatizei com a personagem, como também porque eu gosto da actriz Emma Stone)

Por sua vez, a DC-Comics também tem a sua dose de mortes. A vítima mais frequente é superboy (Kon-El) [se não gosta de  spoilers, salte esta linha] que até nos novos 52 já morreu .


Há várias histórias em que morre a Lois Lane e o Superman torna-se num ditador para todo o planeta Terra..

.(Exemplos: um episódio da série animada dos anos 90, em que Lois Lane visita um universo paralelo onde ela morreu levando Superman a aliar-se a Lex Luthor, governando ambos o mundo como ditadores, ou o recente sucesso para computadores, consolas, tablets e banda desenhada Injustice: Gods Among us, em que Lois Lane morre graças a um plano diabólico do Joker)


Se a morte da Lois Lane, nunca acontece no universo "canon", o mesmo não se pode dizer sobre a morte de Kon-El (superboy), o clone do Superman com algum ADN humano à mistura. Regra geral esse ADN veio do Lex Luthor, mas, consta que na versão actual o ADN veio da Lois Lane.


[Eu pergunto-me se uma forma de vida alienígena terá ADN como nós...]

Outra história onde morre a Lois Lane, graças às acções do Joker é o fantástico Kingdom come ( que li uma vez, no verão, na fnac do Colombo, em Lisboa)-Aqui não dou mais spoilers porque a morte de Lois Lane é apenas um dado de uma grande história...

Na BD, também não sou fã destas mortes, embora a morte faça parte das nossas vidas...

Na ficção, penso que a frequência com que ocorre devia ser um bocadinho mais baixa..

Deixo-vos links para a Wikipedia e um para o IMDB:
Personagens a que nos habituámos continuarão a morrer na ficção, tal como as pessoas morrem na vida real... Mas se na vida real lidamos mal com a morte, porque é que na ficção será diferente?
Porque na ficção, pode-se sempre trazer uma personagem de volta....

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990