sexta-feira, 17 de julho de 2015

Actualizações: sim ou não?

Ontem, pela exame informática descobri que a New Horizons usa processador da PlayStation original. A NASA prefere usar tecnologia já com provas dadas em vez de apostar em novidades que possam trazer risco acrescido,lê-se em subtítulo.
Eu penso que é uma boa política.
Por exemplo algumas das recentes actualizações ao Windows 8.1 puseram um dos meus computadores num ciclo de ecrãs azuis...
O meu já velhinho Scratchy que tem 9 anos e um sistema operativo Linux Debian 7.8 continua funcional (e rápido, mas isso pela forma como o configurei).
O aborrecido é que o modo padrão do Windows, impõe actualizações automáticas ao sistema operativo e poucas pessoas têm paciência para alterar isso.
Aliás, há ali uma série de definições padrão que devem ter sido impostas sem terem sido bem pensadas, ou sem haver uma boa comunicação com os fabricantes de hardware, mas isso é outra história.
Actualizações ao computador devem ter a mesma filosofia que a NASA usa com as suas sondas: Se como está funciona e não apresenta falhas (principalmente de segurança), se calhar é melhor é não fazer a actualização e não arranjar problemas.
A "brincadeira" custou-me algum tempo para voltar a por o computador funcional.
Como se não fosse suficientemente mau um sistema operativo em acordês, com umas características que provavelmente estariam melhores num tablet do que num PC(e mesmo assim tenho muitas dúvidas se eu gostaria de ter isto num tablet).
Ninguém pode dizer que não dei uma oportunidade ao Windows 8.1. Já o uso há alguns meses, e tendo em conta o uso que lhe dou estou seriamente a pensar em desinstalá-lo e instalar um Linux.
Tal como fiz ao Scratchy há anos atrás.

PS: Scratchy foi o nome que dei ao portátil que comprei em 2006, quando precisei de um computador novo em Lisboa. Neste momento, é a minha "TV", e ao mesmo tempo, computador para processamento numérico. Tarefas que continua a desempenhar de modo muito satisfatório.

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990