segunda-feira, 20 de julho de 2015

O dia do cartão vermelho.

We've made too many compromises already; too many retreats. They invade our space and we fall back. They assimilate entire worlds and we fall back. Not again. The line must be drawn here! This far, no further!(...)
Captain Jean Luc Picard - Star Trek First Contact (1996)




A 31 de Julho de 2011 regressei à Madeira. Tinha acabado de abandonar o meu último mestrado.
Uma semana antes tinha estado hospitalizado... por uma semana.
Três meses antes tinha estado hospitalizado... por três semanas.
Quase dois meses antes foi-me recusada num email a avaliação em época especial(a que eu tinha direito segundo os regulamentos da faculdade) pelo professor de uma cadeira, alegando umas histórias engraçadas que só se passaram na cabeça dele.
Não foi a primeira ( tenho anos de histórias...) mas jurei-me a mim mesmo que seria a última vez um cabrão destes me arranjava problemas. Como dizem os brasileiros, eu estava, e ainda estou, de saco cheio
Aliás, não foi o primeiro professor idiota com que me cruzei.
Desde professores que deram a nota pela cara (muito bom para quem precisava da média para ter bolsa, será que tenho culpa de ser feio?), à acusação injustificada, injusta de copianço, a professores que não vivem no mundo real e montam uma avaliação que está armadilhada.
Olho para muitos dos meus colegas que tiveram outros problemas, mas nenhum desta natureza e pergunto-me porquê eu?
Os meus problemas de saúde(estão bem documentados) não eram suficientes?

Estes sacanas continuam impunes a "leccionar".

Chegou a altura de dizer chega!
Aliás, o facto de nunca mais ter tido grandes problemas de saúde mostra que se calhar, foi a melhor decisão. Sem os stresses anormais, nunca mais tive episódios insólitos de saúde.
Perdi anos da minha vida. Abandonei os meus planos.
De vez em quando aparece um ou outro a sugerir-me que acabe o mestrado, que tire um doutoramento...
Compreendam: eu estou farto e cansado.
Respeitem a minha decisão.
Se me apetece passar o resto da vida a dar explicações? Definitivamente não!

Em vez de me sugerirem o que for, eu sugiro que façam algo: Denunciem e tornem públicas todas as situações de professores "autoritários" que não respeitam regulamentos, ou que são suficientemente arrogantes para dizer certas coisas (hoje em dia os telemóveis têm gravadores...).
Façam esses senhores respeitar o cargo que ocupam.
Tenham em conta que a tarefa não é fácil. Há sempre quem os defenda.

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990