terça-feira, 18 de agosto de 2015

A relatividade do "Muito difícil"

Principalmente nos meus estudos em Portugal continental deparei-me com alguns problemas de natureza Matemática com alguns professores. Como já contei anteriormente neste blog, uma vez, há 8 anos, coloquei uma dúvida sobre um assunto (mais precisamente uma fórmula) em que andava a trabalhar, a que o professor me respondeu "deixe estar, é muito difícil". Pouco tempo depois (cerca de um mês)...nas férias, mais precisamente, no mês de Agosto ocorreu-me como fazê-lo! Deduzi a fórmula e para minha desilusão, a dedução até era simples (até eu consegui fazê-la!). Andei às voltas a olhar para a dedução, à procura de um erro, e nada! Não encontrava erros. Dois anos depois, assisti a uma disciplina (que não fazia parte dos planos do curso a que eu estivesse a frequentar, ou seja eu estava lá voluntariamente) noutra faculdade, o professor repete a minha demonstração quase passo por passo.
Das duas uma: ou não sabia, ou não se lembrava... ou queria livrar-se de mim, ou achava-me muito burrinho para perceber (não façam perguntas parvas: há e sempre houve quem faça juízos à priori.) Mas, no ano anterior, outro professor fartou-se de utilizar a expressão "é difícil" noutra cadeira.
Nessa outra cadeira infelizmente fiquei com a impressão que, o "é difícil" era uma expressão que na verdade era usada quando o professor não preparava as aulas (!!!!!).
Temos finalmente o caso do professor que no ano lectivo 2013/2014 considerou que havia uma questão de difículdade universitária no exame de Matemática A da primeira fase. Para ser honesto, fiquei com a impressão que ele deve ter interpretado mal o enunciado, ou se calhar teve uma branca, e para azar dele, havia um jornalista por perto.
Brancas e azares, todos temos!
Principalmente quando estou cansado, por vezes não me ocorrem coisas simples. Não quer dizer que sejam difíceis. Quer dizer que tenho de dormir...
Então, o que é que na verdade é difícil? O último Teorema de Fermat levou alguns séculos a ser demonstrado, pode-se considerar difícil para os últimos 300 anos.
Difícil, é algo para o qual não existe uma resposta simples, dado o conhecimento que se possui.
Portanto "difícil", é um conceito relativo. Para quem pouco sabe, tudo é difícil.
Para quem sabe "tudo", dizer que uma coisa é difícil, provavelmente significa que essa coisa é mesmo "difícil"!
Coisas realmente difíceis, vão existir sempre, porque o "conhecimento absoluto" (saber literalmente tudo) é algo que não existe.
Portanto, para mim, existem muitas coisas difíceis. Mas evito usar a palavra. Não me apetece que ninguém, principalmente alunos, herdem as minhas dificuldades. Se aquilo que é difícil para mim para eles se tornar fácil, aprendo com eles...

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990