domingo, 9 de agosto de 2015

As universidades deviam limitar o uso de powerpoints e de acetatos...


No ano lectivo 2009/2010, (num daqueles mestrados que eu desisti e onde era aluno único) tive a última cadeira cujas aulas teóricas era... bem... a leitura de Powerpoints. Não fiz a cadeira, mas não foi por ser a leitura de powerpoints.
Inscrevi-me na cadeira, mas não apareceu na lista das minhas cadeiras inscritas, portanto assumi que já não havia vagas ou qualquer coisa assim, portanto nem me dei ao trabalho de assistir às aulas.
Tentei foi resolver a questão visto que então faltava-me uma cadeira.
Quando finalmente ficou resolvida, deixaram-me mesmo inscrever na cadeira (Mecânica Quântica).
Na primeira aula a que assisti fiquei a saber que o professor exigia a comparência a 75% das aulas práticas, onde bem, se resolviam exercícios de Álgebra Linear e Cálculo elementar em R e R3. (Portanto...eu não precisava mesmo nada daquelas aulas...eu sou licenciado em Matemática, sou perito naqueles assuntos, e cheguei a dar aulas de muitos daqueles assuntos na Universidade da Madeira).
Para não ajudar, as aulas teóricas, onde de facto aparecia alguma mecânica quântica, eram uma bela seca: leitura de powerpoints.
O verdadeiro combate nessas aulas teóricas era: Não adormecer.
Mas infelizmente tive um problema de saúde, e em Novembro tive de faltar a uma aula prática (as tais que na verdade eu dispensava). À custa disso não fui admitido a avaliação nenhuma! (Alguém duvida que eu sairia dali com uma nota alta?)
No ano seguinte, escolhi outra cadeira, em que tinha vários colegas: Simulação. As aulas teóricas não eram powerpoints, e as práticas, bem, essas era mesmo necessárias visto que se faziam mesmo simulações. A nota mais alta foi a minha.

Mecânica Quântica não foi a primeira (mas foi a última!) cadeira a que assisti onde o professor lia powerpoints. Na licenciatura tive vários, e mesmo no ensino secundário, tive disciplinas onde os professores liam acetatos. Eu ia tirando notas altas, mas mais porque ia para casa estudar porque o que eu aprendia nas aulas era nada.
Portanto eu abomino aulas com Powerpoints e acetatos, porque são uma imensa perda de tempo!
Mas ainda abomino mais, "aulas práticas obrigatórias" onde só se resolvem problemas- esse tipo de atitude só sugere mediocridade por parte do professor.
Recentemente, partilharam comigo este texto.
E eu não podia concordar mais.
Mas, recordo que no secundário consegui ter pior: uma professora que limitava-se a ler o livro (Sim, as aulas eram mesmo só sessões de leitura).
Um dia protestei, e naturalmente quem se lixou fui eu, tendo o meu encarregado de educação sido chamado à escola.
Aprendi cedo a não protestar, mesmo tendo razão...
Realmente, eu cruzei-me com cada anormal...

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990