quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Continuam a brincar aos ricos...

Já várias vezes disse que me opunha à utilização de software comercial no ensino superior público.
Por exemplo, impor o SPSS em cadeiras de Estatística porque é o que é feito noutras universidades deste planeta, é irracional! Não estamos em condições de brincar aos ricos quando existem alternativas equivalentes ou melhores, gratuitas. Só por curiosidade fazem ideia de quanto custa uma licença SPSS? Uma simples pesquisa online mostrou-me isto.
Podem gaguejar à vontade. Quero lá saber se usam o SPSS na Universidade de Coimbra, na Universidade de Lisboa, na Universidade da Madeira! Parece-me é uma péssima opção tanto a nível financeiro como a nível educativo.
Já nos basta muitas universidades continuarem a impor sistemas proprietários nos seus computadores (por cá, tipicamente Windows).
Continuem a brincar aos ricos e a seguir modas, que as multinacionais agradecem, e o dinheiro continua a desaparecer para coisas realmente importantes.
No caso particular do SPSS, é aberrante ver cursos onde NÃO HÁ estatística sem SPSS.
Mas posso falar de outros softwares como o MS-Office, o Mathematica, o Matlab,...
Deixem-se de modas!
Se as empresas querem pessoal que saiba trabalhar com essas ferramentas, que sejam as empresas a investir na formação, e não as universidades ou os alunos.
No caso do SPSS, se me vêm falar de SPSS como ferramenta "obrigatória" ou standart de investigação, eu garanto que me rio na vossa cara!
Actualização: mesmo sabendo que as instituições de ensino superior têm protocolos que lhes permitem arranjar o software mais barato, a prática continua a ser imoral porque os alunos chegam cá fora, e em caso de necessidade têm mesmo de pagar uma licença, ou arranjar uma versão pirata arriscando-se a todos os problemas legais que isso traz.

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990