quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Epa! Já estamos em 2016 e eu ainda não publiquei nada!

Estejam descansados. Estou vivo! Entre escrever código, dar explicações, andar às voltas com alguns problemas matemáticos acabei por não andar com cabeça para vir cá escrever alguma coisa que preste.
Aliás, não é que a mensagem de hoje seja "alguma coisa que preste".
Hoje eu tinha de vir cá! Foi o dia em que oficialmente se detectaram pela primeira vez ondas gravitacionais!
Isto do "oficialmente" leva-me a perguntar-me quantas descobertas não oficiais andam por aí.
Mas cuidado, é mesmo necessário que os resultados sejam confirmados por equipas diferentes, para podermos aceitá-los.
Não podia vir em melhor altura. No princípio do ano seguinte àquele em que se comemorou o centenário da teoria da relatividade geral, "confirmou-se que Einstein estava certo".
Um cenário que não acho piada em explicações e que neste ano me aconteceu algumas vezes foi o de haverem pedidos "em vésperas de exames". Ora, se eu só tivesse alunos nas vésperas de exames morria à fome! Portanto, tenho alunos de vários graus de ensino, e dificilmente consigo satisfazer procuras de vésperas.
Não tem nada a ver com eu não concordar com os alunos que "estudam de véspera". É que não dá mesmo! Recuso-me a preparar material de um dia para o outro. Se eu tenho os conhecimentos presentes? Muito provavelmente tenho! Se estou disposto a adaptar-me a quem só decidiu procurar-me alguns dias antes do exame, tendo eu alunos "regulares" que de uma forma ou de outra exigem sempre algum trabalho prévio (recorde-se por exemplo que o 10º ano é novo e tenho de passar a pente fino o material que tenho a fim de decidir o que partilho ou não com os explicandos...)
Enfim. De véspera... boa sorte!

Por hoje é tudo. Até breve!

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990