quarta-feira, 30 de março de 2016

(Falta de) Bom senso

De acordo com as notícias que têm saído, há problemas com a aplicação dos novos programas de Matemática no ensino Secundário. Ao que parece o programa "é impossível de cumprir".
Bem, eu tenho comigo o programa, alguns livros deste programa, e explicandos que estão a passar por esse programa.
Tenho uma opinião sobre o que se está a passar, e tenho lido muita coisa nos media.
Parece-me que o programa é cumprível desde que se façam algumas coisas, que ninguém está a fazer.
Aliás parece-me que havendo má vontade contra este programa desde princípio, as pessoas recusam-se a usar os neurónios...
As pessoas têm o direito à sua opinião, mas quando uma opinião afecta o destino de milhares de pessoas, não pode nem deve ser imposta à força, por teimosia nem por radicalismo.
Hoje em dia toda a gente (acha que) tem direito à sua opinião e gostam de perder imenso tempo em debates.
Basta aparecer uma pessoa com carisma, que consegue mover uma multidão, mesmo que as ideias dessa pessoa sejam, na verdade ... más a longo prazo.
No caso dos programas de Matemática, tem havido teimosia em muitos aspectos.
Não volto a repetir argumentos (bem válidos) que usam as palavras "facilitismo","estatísticas" ou "falta de rigor", mas volto a repetir que imitar cegamente o que se faz noutros países não é o melhor caminho.

Não gosto de pegar num livro de Matemática que tem fotos de ecrãs de calculadoras, que "toda a gente percebe" que é da marca X ou Y, ou pior, que é dito mesmo para que modelos se aplicam.
Há sempre alunos com máquinas de outra marca, ou com um modelo ao qual nada daquilo pode ser aplicado de forma sequer semelhante...
Os alunos pagam por livros que fazem publicidade de calculadoras que vão ter de comprar?
Eu compreendo que se queira fazer uso da tecnologia (e se for preciso até sou o primeiro a dizer que o façam), mas as coisas não podem nem devem ser feitas de qualquer forma.
Não se vai impor uma marca nem um modelo, porque parece-me "obsceno", e muito menos impor tecnologia que num curto espaço de tempo se torna obsoleta.
A Matemática tem de ser vista como ciência e não como mera ferramenta de resolução de problemas.

Outra moda que me incomoda imenso é a moda actual de dar "receitas" sem fazer demonstrações!
É grave.
Muitos alunos habituam-se a usar regras sem saber porque funcionam.
Não vamos obviamente exigir que saibam tudo... Supostamente os matemáticos é que devem ser os peritos em Matemática, não há necessidade de  impor TUDO aos alunos.
Na verdade, isto deve ser corrigido... Por exemplo físicos e alguns engenheiros também devem ser peritos até um certo nível.
Se "é chato" fazer deduções, por exemplo, de fórmulas de derivação, tornem as deduções em exercícios, ou arranjem forma de as tornar interessantes. Usem a imaginação! Em Matemática as deduções não são abdicáveis! Está bem, o programa é para cumprir ou o mundo acaba...
Isso não é desculpa para não se ser criativo.
"Não gosto do programa"...
Também não é desculpa. Profissionalismo se faz favor.
Agora... também há limites. Não se vai pedir a ninguém que faça mais do que é realmente possível!

Desde que começaram a se falar em "Metas curriculares" ou nos "novos programas" que noto muita falta de bom senso (tanto de defensores como de opositores).
Não há necessidade disso! Quem gosta de Matemática preocupa-se em fazer os alunos aprender e o resto são "telenovelas".

Acho piada que os "encontros de professores" parecem-me cada vez mais "recruta para a guerrilha" a favor ou contra os novos actuais programas.
Eu preferia recrutá-los para a guerra anti-AO, e no caso do Brasil, se for mesmo necessário, para a criação da língua brasileira e que se deixassem de tretas...
O português do Brasil e o de Portugal são diferentes. Ponto! É bárbaro impor este AO quer a uns quer a outros, e ao resto dos países de língua portuguesa.

Resumo disto tudo: Bom senso, precisa-se!

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990