sexta-feira, 13 de maio de 2016

Obrigado professor Apostol

Há 18 anos estive hospitalizado por um mês, isolado e (quase) sem visitas.
Para passar o tempo, pedi à minha mãe que me fizesse chegar os dois Calculus de Tom M. Apostol... e algumas das minha revistas de banda desenhada.
Os livros estavam na bibliografia de duas cadeiras que tinha feito no ano anterior: Análise III e Análise IV.
O professor tinha sido excelente, eu tinha feito as cadeiras com boa nota (tive a mesma nota em ambas...).
E lembrei-me que tinha gostado tanto dos livros que tinha de arranjar tempo para os ler.
Estar hospitalizado, pelo que se previa ser muito tempo, pareceu-me a altura ideal.
Gostei da clareza da apresentação.
E sim, consegui ler e muito bem aquelas "bíblias".
Achei um pouco arrogante quando no ano seguinte um professor (aquele que me deu uma nota sem fazer avaliações) insultou esses e mais meia dúzia de clássicos (eu sei que apetece, mas não vamos comentar isto, está bem?).
Na verdade, os livros de Tom Apostol foram dos mais didácticos que li até à altura e só por isso este senhor merece o meu respeito.
Ainda hoje em dia uso-os em explicações, essencialmente pelos exercícios.
 Mais tarde, já depois da licenciatura estive em contacto com outro livro de Tom Apostol, o "Mathematical Analysis", igualmente bom, mas talvez menos popular por ser um livro de Análise Matemática.

Hoje em dia, muitos dos livros que me passam pelas mãos (e por vezes estão na bibliografia dos meus explicandos) não têm essa característica de serem livros didácticos... Alguns são essencialmente livros "para quem já sabe".

Tom Apostol fez outras coisas para além destes 3 livros. Podem consultar a página na Wikipédia, ou a sua página pessoal no California Institute of Technology

Faleceu no passado dia 8 de Maio.
Os meus pêsames aos familiares e amigos deste grande homem e matemático.

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990