sábado, 16 de julho de 2016

Coisas das tecnologias

O meu telemóvel é um ASUS Zenphone 5 com o Android 5.02. Se pesquisarem online, vêm que isso significa que oficialmente é incompatível com as versões actuais do jogo do momento, o Pokémon Go.
"Recuso-me a comprar um telemóvel novo só para poder jogar Pokémon!" - Pensei.
E portanto, lá fiz uma pesquisa online se havia forma de correr o jogo... Para minha surpresa, basta instalar! O jogo corre! Com alguns erros, mas corre! Como se instala um jogo que o google play diz ser incompatível? Basta arranjar o ficheiro .apk e instalar. O ficheiro .apk pode-se extrair de um telemóvel que tenha o jogo instalado ou simplesmente ir à net procurar algum site onde alguma alma caridosa tenha partilhado...(esta segunda opção envolve alguns riscos, nomeadamente o de o jogo estar contaminado com vírus! Há uma terceira opção a que me oponho: jogar num emulador de Android no computador, utilizando um falseador de GPS. Esta opção estraga completamente o conceito do jogo que é ir lá para fora apanhar pokémons... e espero que a Niantic, comece a detectar e banir estes jogadores. O que é que acham de chegar a um ginásio dominado por um jogador com pokémons no nível 99999 sem ter levantado o rabo da frente do computador?
Depois de instalado o ficheiro . apk deparo-me com um novo problema: o jogo não detectava o GPS activo!
Parece que o problema é comum, como, mais uma vez, revelou uma outra pesquisa online!
Mas lá resolvi o problema e finalmente conforme se pode ver na imagem abaixo.
Curioso foi observar que sem GPS, o jogo colocou-me no meio do mar...
Ele de alguma forma suspeitava ou sabe que eu vivo numa ilha!?

Assim que tudo* (ou quase tudo...) começou a funcionar lá fui eu apanhar pokémons.

[Antigamente caçavam-se gambuzinos...]

Acabou por se revelar mais divertido do que previ inicialmente!

Andar pela Camacha e a sentir o telemóvel a vibrar quando havia um pokémon por perto.

Ao fim do dia lá apanhei o Psyduck que me escapou de manhã, ficando com o sugestivo nome de Psycopato.
E no meu primeiro dia como "treinador de Pokémon", a circular normalmente apenas pela Camacha, cheguei ao nível 3.
... Hoje não apanhei nada porque os servidores estão em baixo.
Chamar "infantil" ao jogo é estúpido... o jogo é um verdadeiro embaixador da realidade aumentada e obriga os jogadores (honestos) a circular. No meu caso, eu sou diabético, circular a pé é mesmo o que a médica recomendou!
Se há alguns problemas associados à privacidade...(temos um GPS a informar um computador onde andamos) e a desatenções dos jogadores que passam mais tempo com os olhos no ecrã que à sua volta, são compensados com a garantia de que ficará em forma...

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990