domingo, 31 de julho de 2016

Debian 8.5 (Jessie) instalado numa PEN

O Scratchy, é um computador que já está comigo há 10 anos. Nas minhas viagens Madeira-Lisboa entre 2006 e 2011 ficou todo arranhado, facto que tentei camuflar com autocolantes, mas depois desisti (e dei-lhe o nome...). O disco rígido estava à beira da morte há 2 anos, até que na 4a feira passada sou surpreendido com este ecrã:
Bem... ao reiniciar entrando na consola de recuperação, vejo que vários ficheiros estão corrompidos por todo o disco. Continuando a receber mensagens de erro de I/O sobre o disco rígido. Tirei o disco e tentei fazer um backup noutro computador que reportou os mesmos erros de I/O. Ainda tentei limpar a tabela de partições e reformatar o disco sem sucesso. Tive o computador a funcionar sem disco, e só com um cpknoppix por um dia. Procurei discos online, mas não gostei dos preços, nem das capacidades ( disco IDE de 3,5 polegadas de pelo menos 120 GB ).
Bem, o tamanho é ridículo, visto que tenho pen's maiores. Bom.... já que tenho maiores, decidi usar uma como disco rígido! 
Liguei a pen ao computador sem disco (Scratchy) e instalei o Debian 8.5 64bit "completo".
Por forma a minimizar a escrita na pen, fiz algumas alterações ao sistema.
 E voilá: tenho um sistema funcional. Onde mal se notam diferenças entre esta versão e autra previamente instalada no disco!


PS: Será que esta pen vai durar muito tempo?...

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990