quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Infortúnios da tecnologia...

Actualizado no dia 6/10/2016 (ver vim do post).
No passado fim de semana ao folhear as minhas resoluções de exercícios do livro Máximo 11º, apercebi-me que os meus programas de calculadora ResolTria, que resolvem triângulos (disponíveis no facebook na página do blog CP Math Explicações, e até ao Natal, estarão disponíveis aqui e no blog CpMath Explicações) não contemplavam correctamente uma situação: a situação LLA.
Corrigi o programa numa Casio 9860GII SD e estive a testá-lo no Domingo, dia 2 de Outubro, com vários exemplos. Assim que aparentemente tudo estava ok, converti o programa para as máquinas a cores fx-CG10/CG20.
Continuei os testes e deixei (no facebook) a informação de que a versão "actual" da altura tinha essa falha, mas que tencionava partilhar a versão corrigida em poucas horas, mas já no dia 3.
Troquei algumas mensagens no facebook, na caixa de mensagens usando o meu telemóvel, e recebi algumas mensagens de erro (do facebook).
Bem... bugs acontecem. Eu tinha acabado de corrigir um dos meus.
Não liguei muito, e honestamente ... já estou habituado, e compreendo perfeitamente. Estas coisas acontecem.
As horas passaram. Pela hora de almoço percebi que o erro era "permanente", e tentei mudar de browser, de sistema operativo, limpar a cache dos browsers até ter concluído:"A falha não está do meu lado". Deixei mensagem na caixa de suporte do facebook.
 Eu actualizei os programas de calculadora, deixei os ficheiros online... e continuo a não receber qualquer mensagem privada. Até que, ao fim da tarde abri a caixa de mensagens... e depois de um longo "a carregar" recebo uma mensagem de erro, mais uma vez mudo de browser... o mesmo problema. Instalo o facebook messenger (que estava desinstalado depois de umas experiências infelizes com a primeira versão, pois SEM minha autorização substituiu o meu software de SMS's)...e tudo na mesma! Um dos browsers notificou-me que haviam respostas para ler, mas não consegui aceder à caixa de mensagens!
Eu já não estava a achar piada àquilo.
Imagine o leitor que é uma pessoa que me deixou uma mensagem, vê-me a por "gostos", a publicar fotos de um programa de calculadoras, mas passam as horas e não respondo a mensagens... Algo está mal!
 Abri outra conta facebook no computador... e abriu sem qualquer erro. Funcionou tudo normalmente. Fechei, regressei à minha conta... e os mesmos erros!
Conclusão: havia um problema na minha conta!


Ao fim da noite recebi um telefonema de um encarregado de educação que me disse que o seu educando tentou contactar-me via facebook mas tinha ficado sem resposta! (UPS!)
Eu, olhei para o ecrã do computador,  abri o facebook, e não haviam notificações. Mas abrindo a caixa de mensagens tinha exactamente o mesmo erro que antes, logo não conseguia ver mensagens!
As pessoas que estão habituadas a falar comigo no facebook quase nunca me contactam por email!
Sem eu as alertar de alguma forma... não vão ter sequer ideia que isto possa se passar.
Informei o Encarregado de educação que algo estava mal no meu facebook, que eu não ia tentar perceber, que era melhor o seu educando contactar-me por email.
(Se não tem... é por desleixo: consta dos meus cartões de visita, está nos meus sites que até são publicitados nas fichas das explicações e nos programas de calculadora que distribuo!)

O que se passou com este explicando passou-se com vários outros... que não me contactaram por telefone, nem por email nem por outro meio qualquer.

Bolas. Quando foi que o serviço de mensagens do facebook se tornou tão importante, a ponto de tanta gente estar dependente dele?

Este tipo de situações estava a agravar-se e para evitar mal-entendidos optei por fechar provisoriamente a minha conta de facebook. Nas explicações de Segunda e Terça instruí os alunos a contactar-me por email, ou a deixar mensagem na caixa da página facebook do meu blog de explicações.
Ao fim da noite, aparentemente o meu problema estava já resolvido, só que, tendo em conta os problemas que aquilo me arranjou, optei por manter a conta facebook fechada.
Pelo menos por uma semana.

Até à próxima.
Carlos Paulo  

Actualização: 06/10/2016

Por outras palavras... levei um ban no facebook! Sem uma justificação do porquê (façam de conta que sou muito burrinho), pode (e provavelmente vai) voltar a acontecer!

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990