domingo, 16 de outubro de 2016

Uma questão de princípio...

Deparei-me recentemente com um dilema.  Seria de esperar que mais cedo ou mais tarde me deparasse com ele.
Todos os anos recebo e aceito pedidos de explicações de alunos de universidades de todo o país.
Recentemente apareceu-me um, que, o aluno não tem culpa, mas a minha vontade de aceitar é nula!
O professor utiliza conhecimentos que aluno nenhum que tenha tido o percurso normal é obrigado a ter.
Enquanto ninguém lhe fizer frente, ele continuará a fazer o mesmo. Produz documentação com erros e gralhas, mas prefere apontar as dos outros (alguma humildade nunca fez mal ...nem um espelho). Sei que ele o faz há anos...
Foi meu professor e foi daqueles que me complicou a vida com as suas manias (lembram-se de eu ter falado de um que deu notas 'pela cara'?).

Se eu consigo "salvar" os alunos dele? Consigo! Consigo mas RECUSO!
Não me cabe a mim resolver problemas criados por alguém que acha que é melhor do que os outros quando "não vale um caracol"! Portanto chegou a vez de eu dizer 'basta'.
POR PRINCÍPIO:
  • Alunos desse professor não aceito! Passo a colegas meus e eles que aceitem se acharem que devem aceitar ou repassem.
    Aliás, o ideal é que a situação seja reportada à instituição onde lecciona para que tome medidas!(Se não forem tomadas incentivarei todo e qualquer aluno que me passe pelas mãos a se afastar dessa instituição)
  • Os alunos têm aulas para aprender e não para enaltecer o ego de um professor!
  • Devia ser obrigatório um professor conhecer "o percurso normal" de um aluno para chegar a uma cadeira por forma a utilizar apenas conhecimentos que o aluno deveria ter assumindo que os programas são cumpridos e nunca conhecimentos, por mais simples que sejam, que não constam de quaisquer dos programas. Começando pelos programas em vigor no actual ensino secundário.
  • Recuso-me a fazer parte da pseudo-solução de um problema causado por egos
  • Igualmente, recuso alunos de professores que eu conheça casos de terem dado "a nota que lhe apeteceu", porque obviamente, se a nota é a que apetece ao professor, as explicações são irrelevantes.
Não me acusem de falta de profissionalismo.
Falta de profissionalismo é o que este 'senhor' anda a ter há anos, e o pessoal em torno dele por continuar a permitir-lhe tais atitudes!
Basta! A profissão de professor MERECE alguma consideração!
E a de explicador também!

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990