sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

23 anos de programas de calculadoras...

Em 1993/1994, estava eu no 11º ano de escolaridade.
Nesse ano, ganhei uma calculadora gráfica programável, uma CASIO fx-6300G
No concurso, eu tinha apenas de resolver um problema, proposto por um grupo de professores da escola secundária onde estudei, a escola secundária Francisco Franco, de onde guardo muito boas recordações.
O manual da calculadora foi o meu primeiro manual de programação, e onde aprendi o suficiente para escrever programas para coisas simples como o círculo trigonométrico, as fórmulas resolventes de segundo e terceiro grau, as primeiras versões de alguns jogos que hoje em dia estão nas minhas calculadoras.
Na altura, não tinha computador em casa, e acabei por anotar num caderno todos os programas que escrevia.
A calculadora tinha apenas "400 steps" (...bytes...) de memória para programas, portanto, ter um "backup" no caderno era uma boa ideia.
O caderninho, foi, durante alguns anos uma companhia obrigatória dentro da minha mochila.
Mesmo depois de ter computador em casa, continuou por alguns anos.
Alguns dos programas que passo para os meus explicandos, e que partilho por estes lados, são meras evoluções de coisas que escrevi quando eu tinha apenas 16 anos.
Hoje em dia, o caderninho não está no melhor estado. parece ter apanhado chuva/humidade.
Partilho ao lado uma foto do caderno, no seu estado actual.
Nas suas páginas, encontro as primeira versões de coisas engraçadas, como o meu programa "circulo trigonométrico", o jogo "CPmissíl", o programa de cónicas, as fórmulas resolventes...
Sorrio ao pensar que ... eu tinha apenas 16/17 anos quando escrevi as primeiras versões, directamente na calculadora!
Acabaram por ser úteis para 'confirmar' ideias que eu tinha na altura.
Portanto, nunca serei totalmente contra a utilização de calculadoras no ensino.
(mas atenção...quando ganhei a calculadora eu já era aluno de 19/20... a calculadora não mudou isso)

As calculadoras Casio actuais são retrocompatíveis. Com poucas modificações, os programas ainda correm nas máquinas actuais.
 (poucas, mas necessárias... hoje em dia os programas têm nomes, mas na altura, eram guardados numa memória numerada de 0 a 9) .

Portanto, já tenho programas para calculadoras desde ...1993/1994.
Penso que programas decentes, só mesmo desde 1994 :)

Tenho saudades dos tempos em que as calculadoras tinham manuais em papel.
Hoje em dia, tenho os manuais em pdf, no meu tablet. Não é a mesma coisa, mas é parecido...e habituei-me.
Ler um pdf no computador ou no telemóvel... ainda não é para mim.
Mas isto trouxe-me umas consequências indesejáveis. Durante anos, lidei com a incompreensão de muita gente que não percebia que o meu interesse em programação, estava no que conseguia fazer com ela em Matemática (ok, e também em Física). Eu não tinha qualquer outro interesse em informática. Aliás... tirei uma licenciatura em Matemática!
Mas mesmo assim... algumas 'bestas' (que se lixe que se sintam ofendidas... merecem a classificação, considerem-se sortudas por eu não querer identificá-las aqui) insistiram em redirecionar-me para coisas nas quais não tinha e continuo a não ter qualquer interesse.
Bem, por hoje é tudo. Até uma próxima oportunidade.

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990