segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Adeus professor Jaime Campos Ferreira

2016 está a ser um ano duro em autores de clássicos da Matemática.
Em Maio faleceu Tom M. Apostol, e no passado Sábado, 17 de Dezembro, faleceu o professor Jaime Campos Ferreira.
Para além de outros apontamentos em formato digital, tenho dois livros dele. O clássico "Introdução à Análise Matemática", e o "Introdução à teoria das Distribuições".
No primeiro ano da licenciatura, o livro de Análise não foi dos mais digeríveis que li, mas Fernando Pessoa tinha alguma razão no seu slogan "Primeiro estranha-se, depois entranha-se",(ok, ele aplicou-o à Coca-Cola, mas eu aplico-o ao livro) porque mais tarde acabei por me dar bem com ele.
De facto não o considero o livro mais didáctico para um aluno que saia do actual secundário, mas considero um dos melhores livros de Matemática escritos em Portugal (sejamos correctos e não me perguntem qual considero o melhor, porque ficam sem resposta).
Não fui directamente seu aluno, mas tendo em conta que é um livro que uso regularmente, pode-se dizer que sou seu "descendente científico".
O livro de distribuições, esse adquiri-o mais tarde, (muito) depois de ter tido uma breve introdução à teoria das distribuições pelo professor Luis Canto Loura na cadeira de Análise Matemática IV.
Nos mestrados na fcul e fct/unl acabei por (re)ver uma abordagem diferente, (e provavelmente mais dura) ao assunto.
Desse negro período da minha vida, os apontamentos que tive do professor Luís Trabucho, na fct acabaram por ser os mais "user-friendly" que tive sobre o assunto.
Voltando ao tema do post...
Acabei por me cruzar com ele uma única vez na vida, numa conferência no Complexo interdisciplinar da Universidade de Lisboa, tendo sido o professor Rogério Martins quem me indicou quem ele era...

Adeus professor. Foi e continua a ser uma honra poder contar com o seu material.

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990