terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Um problema de definições...

Qualquer professor que esteja a dar aulas ou explicações de Matemática (A) actualmente ao ensino secundário em Portugal, principalmente 11º e 12º certamente já notou que as definições de limite dadas no 11º (programa novo) e no 12º (programa antigo) são diferentes e não são equivalentes.
Bem, conheço um professor de ensino superior que gosta de implicar com o livro de introdução à análise do professor Jaime Campos Ferreira, chegando a insultá-lo e a apontar-lhe alegados erros... (não será arrogante pensar isso do livro de Matemática mais vendido em Portugal?)


Bem, os tais "erros" devem-se a esse senhor, em mais de 20 anos ainda não ter percebido que a definição de limite usada no livro é diferente da sua.
Na verdade a definição de limite desse professor é a do actual 12º, e (por exemplo) do livro de análise do professor Carlos Sarrico.

A do novo 12º e actual 11º (alunos que entrarão no superior em 2018...) é a que consta do livro do professor Campos Ferreira (e não, não é ele o autor dessa definição).
Não me admira nada que o tal professor vá dizer que os conhecimentos que os alunos trazem do secundário estão errados, quando, na verdade ... só têm por base uma definição diferente (e não, não está errada).
Enfim... Cromices!

PS1: Provavelmente vou deixar um artigo sobre o assunto (diferenças na definição de limite) no blog Zonα ExaCt4
PS2: Parece que em 2003, o professor Jaime Carvalho e Silva (DM Universidade de Coimbra) adiantou-se!
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