quarta-feira, 29 de março de 2017

B+


Toda a gente conhece pessoas que não têm noção da realidade.
Umas são estupidamente optimistas, outras, exactamente o contrário... e outras gostam de dar palpites irrealistas sobre realidades que desconhecem.
Para cada pessoa deve existir um equilíbrio de realismo/optimismo/pessimismo. Digo eu. Não sou psicólogo... mas já passei por muito.

Frases como
"Joga-te de um avião a 3000m de altitude sem para-quedas e sê optimista... não te vais magoar"

ou

"Jogando um dado cúbico equilibrado com as faces numeradas de um a seis, a mim sai um sete", são...

no mínimo ridiculamente irrealistas.

Lembro-me em 2011, pouco mais de 24 horas depois de ter tido alta do segundo internamento no Hospital Garcia Orta, ter ouvido a coordenadora do mestrado que eu tinha acabado de desistir, fazer uma lista de elogios a um indivíduo, para os quais eu tinha no mínimo um contra-exemplo para cada um deles... por ter "convivido" com esse senhor durante 3 anos.
Além de inoportuno, (eu tinha acabado de passar uma semana hospitalizado, saí, fiz um exame que não foi "oferecido" - tive 18)... demonstrava uma falta de sensibilidade e sim, de noção da realidade.

Depois de vários anos, a minha decisão estava tomada, e não estava nem está nos meus planos viver num mundo que não seja o real.

Já ouvi críticas suficientes, e a minha resposta é e sempre será: metam-se na vossa vida. Fiz o que tinha a fazer, a decisão foi minha e até hoje nada me sugeriu sequer que tivesse sido uma má decisão. Se tiver de pedir opinião a alguém, peço, não será certamente a quem não faz a mínima ideia do inferno porque passei, e mesmo fazendo ideia, também não será por quem não passou pelo mesmo (semelhante ou "pior" não serve, tem mesmo de ser "o mesmo").

Foi didáctico, e ajuda-me a perceber por vezes as pressões a que os meus explicandos estão sujeitos.

Passar um mau bocado recorda-nos que somos pequenos perante o universo, e precisamos disso. Sem exageros se faz favor! Eu acho que no meu caso, já tive que chegue!
Espero ter aprendido as lições necessárias... e que com elas consiga ensinar outros, que estejam dispostos a aprender.

Lembro-me do dia em que num sala de espera de um hospital perguntei a uma enfermeira
"Qual é o meu tipo de sangue?", e ela reponde-me "B positivo".

E eu sorri ao perceber que em inglês seria... "Be Positive".

Mais tarde, percebi que também era um dos memes da internet.

Já me foi útil algumas vezes para tentar animar algumas pessoas.

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990